Startup lança bateria de estado sólido que fornece mais 460 km com menos de 20 minutos de recarga
A startup Mullen está lançando uma nova bateria de estado sólido que deverá fornecer mais 480 km com menos de 20 minutos de carregamento.
A empresa iniciou o desenvolvimento após o anúncio oficial da StoreDot, uma fabricante israelense de baterias para carros elétricos que conta com a meta de atingir 160 km de alcance com uma recarga de apenas 5 minutos até o ano de 2024.
A startup, que conta com sede na Califórnia, se juntou à corrida para desenvolver baterias automotivas de estado sólido, buscando entregar resultados impressionantes.
Bateria de estado sólido da Mullen já está em fase de testes
Recentemente, a startup apresentou seu primeiro crossover elétrico, em que está testando uma bateria de estado sólido com ótimos resultados, como o alcance de 966 km com carga completa.
Este alcance é para um motor de 150 kW, contando com uma capacidade de carregamento rápido que pode recarregar 483 km de alcance em 18 minutos.
Segundo o CEO e presidente da Mullen Automotive, David Michery, os testes foram bem-sucedidos, e devem começar o desenvolvimento de nível mais avançado em seguida.
A bateria utiliza uma tecnologia de polímero, que segundo a startup, é um avanço significativo em comparação às atuais baterias de íons de lítio utilizadas no mercado.
A célula é de 300 ampere-hora (Ah), e rendeu 343 Ah a 4,3 volts, sendo um resultado que superou todas as expectativas da empresa e já criou novas metas.
Tecnologia deverá entregar mais de 900 km de autonomia
Para o executivo, a tecnologia, quando for totalmente implementada, deverá entregar mais de 900 km de autonomia com uma única carga completa.
Além das células de polímero de estado sólido, a empresa também trabalha em outras tecnologias, incluindo lítio-enxofre e lítio-ferro-fosfato.
A Mullen deverá produzir primeiramente seus cinco crossovers de primeira geração usando a antiga tecnologia Li-Ion, sendo o primeiro teste de protótipo no veículo ocorrendo em 2025.
–
Fonte: Click Petróleo e Gás
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Mullen