Carro atinge 455,2 km/h com etanol e bate recorde mundial
Carro atinge 455,2 km/h utilizando etanol e agora é oficialmente o automóvel mais rápido de todo o mundo.
O SSC Tuatara conta com um motor 5.9 V8 biturbo, que foi desenvolvido pela Nelson Racing, entregando 1.774 cv no etanol.
O veículo tem um custo alto, sendo vendido a partir de 1.625 milhão de dólares ou 2 milhões de dólares, caso o proprietário opte por adicionar opcionais.
Além do motor potente, o carro também chama a atenção pela sua beleza, além de ser totalmente criado para vencer a resistência do ar.
Para vencer a resistência, ele foi esculpido com um coeficiente bem baixo que qualquer outro da mesma classe do Tuatara.
Prova realizar para detectar que o carro atinge 455,2 km/h
Oficialmente, é preciso que haja uma confirmação da velocidade para que ela seja gravada como um recorde.
Para isso, é preciso que o veículo percorra um determinado trecho por duas vezes, em sentidos opostos.
Percorrer o mesmo trecho em sentidos opostos tem como objetivo provar de que o resultado final não será afetado por condições de vento na pista.
Após realizar a corrida, é feita uma média sobre as duas tomadas de tempo realizadas, para então a velocidade aferida ser aceita e então confirmada.
Tuatara realizou duas vezes o teste
O SSC Tuatara teve que realizar duas vezes o mesmo teste, visto que durante o primeiro teste, realizado em outubro do ano passado (2020) nos Estados Unidos, não foi confirmado oficialmente.
O teste que foi realizado no Estado de Nevada teve suspeita na edição, e por isso acabou sendo oficialmente descartado.
A fim de confirmar se o recorde era ou não real, foi realizado um segundo teste no início de 2021, utilizando uma pista da National Aeronautics and Space Administration (NASA), que mede 4,6 km de comprimento.
A corrida seguiu todos protocolos de controle, e após as duas tomadas de tempo (percorrer a mesma pista, em sentidos opostos), houve a confirmação da média de 455,2 km/h.
De acordo com o dono do veículo, Dr. Larry Caplin, ele pretende superar ainda a marca de 480 km/h, a fim de deixar futuros desafiantes distantes do recorde.
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Internet