Curiosidades

Urânio: o que é, para que serve? Confira os risco de manusear

Exposição de forma errada pode gerar vários problemas de saúde

Existem inúmeros formas de gerar energia e a mais popular no Brasil é a hidrelétrica. No entanto, em usinas nucleares, isso também é possível e conta com algumas vantagens. Para essa função, o urânio é o ‘’carro-chefe’’.

Siga-nos no Instagram

Porém, é natural que as pessoas tenham um certo receio da geração de energia por usinas nucleares, devido aos acidentes na história da humanidade. Mas, hoje, você verá que esse processo pode ser seguro e até mais eficiente.

Confira: Brasil tem o ônibus com ar-condicionado e sistema de energia solar

O que é o urânio?

Na Terra, existem diversos tipos de metais. Na tabela periódica, os químicos organizam todos eles de acordo com suas propriedades naturais. O urânio é um deles e pode ter funções muito interessantes na geração de energia.

No Brasil, as usinas hidrelétricas produzem e entregam a maior parte da energia. Elas funcionam utilizando a força da queda d’água para a movimentação de turbinas, que transformam a energia do movimento em energia elétrica.

Contudo, existem outras formas de se gerar energia, como nas usinas nucleares. Por meio da colisão de vários átomos de urânio, muita energia é liberada. Assim, é possível utilizar esse elemento na sua forma U-235.

Existem perigos ao manusear o metal?

O urânio natural, isto é, o U-238 não apresenta muitos riscos aos seres-vivos. No entanto, para produzir energia nas usinas é preciso da sua forma U-235. E é nessa etapa que os perigos podem ser maiores.

Se uma pessoa ingere ou fica exposta, de forma acidental, a uma grande quantidade de U-235, vários problemas de saúde podem aparecer. Nesse sentido, os acidentes em usinas podem contribuir para isso.

Leia também: Orkut site é reativado e fundador promete novidades: confira

Mas essas indústrias seguem regras muito rígidas da Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA, e os testes de segurança são frequentes. Além disso, os impactos negativos à natureza durante a geração de energia são bem menores.

Dessa forma, o urânio pode ser bem vantajoso, já que polui pouco, se comparado a outras formas de geração de energia. Além disso, a grande vantagem é que as usinas nucleares produzem quantidades bem reduzidas de lixo radioativo.

Confira: Maior cometa já observado segue em direção à Terra, veja os detalhes

Maior cometa já observado segue em direção à Terra: confira os detalhes
Maior cometa já observado segue em direção à Terra: confira os detalhes / Fonte reprodução internet

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo