Inovação

Carro elétrico autônomo tem supercomputador que processa 1.000 trilhões de operações por segundo

O novo NIO carro elétrico autônomo com chip Nvidia Drive Orin. E prevê frota já para 2022!

A NIO é uma montadora chinesa de carros elétricos e inteligentes de alta tecnologia e desempenho.

Ela possuí parceria com a Nvidia desde 2014 no desenvolvimento de seus carros elétricos e com IA (inteligência artificial) aprimorada. Sendo a pioneira do mercado.

Por sua vez a Nvidia veio estudando e desenvolvendo seu chip voltado para a autonomia robótica. Com a nova linha de chips Nvidia Drive AGX Orin, tornou possível o projeto de carros elétricos, inteligentes e de alto desempenho.

Parceria de sucesso

Como a NIO veio realizando seus estudos utilizando os recursos da Nvidia para seu desenvolvimento.

Com a criação da linha Nvidia Drive, linha desenhada especialmente para IA de alto desempenho, com foco em direção autônoma.

Nada mais justo manter a parceria, uma vez que ela possuí uma linha especialmente desenhada para isso. Os carros elétricos da NIO estarão prontos para o mercado.

NIO Adam

O supercomputador responsável por toda a funcionalidade dos novos carros da NIO, chama-se Adam.

Adam é resultado da união do sistema da NIO e Nvidia. Um supercomputador capaz de processar mais de 1.000 (um mil) trilhões de operações por segundo.

Segundo o CEO da NIO, William Li. Esta união da empresa e Nvidia está resultando em um avanço gigantesco no desenvolvimento da direção autônoma.

O sistema do Adam é o sistema mais avançado do mundo, ele é composto por quatro processadores Orin, juntos entregam mais de 1000 TOPS (Tensor Operations Per Second) de desempenho.

Estes tensores são utilizados no treinamento de algoritmos de IA e também em seu processamento.

O processador Nvidia Orin atinge 254 TOPS, capaz de lidar com múltiplas aplicações. E se enquadra em sistemas regulatórios de desenvolvimento de máquina atuais, como a ISO 26262 ASIL-D.

Adam possuí diversos SoCs o que garante maior segurança, devido às redundâncias necessárias na direção autônoma segura.

Cada um dos SoCs com Orin ficam responsáveis por um setor do Adam:

  • Os dois primeiros são responsáveis pelos 8 gigabytes de dados gerados por segundo;
  • o terceiro é o backup do sistema do Adam para que funcione em qualquer situação; e,
  • o quarto é um agente de treinamento do sistema, dedicado ao machine learning. Ou seja, responsável pelo aprimoramento do sistema, contribuindo principalmente para melhora da experiência do usuário.

NIO ET7

O NIO ET7 foi apresentado ao mundo em 2017 em seu design conceito EVE original. Agora com os avanços feitos, ela revelou o design final já com o supercomputador Adam.

Vídeo divulgação site NIO ET7

O modelo será o carro-chefe da marca e com seus 33 sensores e computação de alta tecnologia, promete desempenho de 600 milhas de autonomia.

O carro elétrico autônomo permite uma experiência única desde a aproximação do usuário. Com uma chave altamente precisa e digital, todo o contato é feito suavemente.

Além de contar com reconhecimento de voz para melhor experiência e um sistema automático de ajuste de condução de acordo com a superfície da estrada.

Este ajuste é feito graças aos sensores traseiros do ET7 que ajustam principalmente a suspensão, adequando-a para maior conforto na viagem. Este é o novo transporte inteligente!

E aí? O que você achou desta novidade? Acha que será uma grande concorrente da Tesla?


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Fonte: Nvidia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo