Inovação

Robô elétrico coleta até 350kg de lixo e limpa rios

Um robô elétrico é capaz de coletar até 350 kg de lixo, com similar a um catamarã, além de funcionar por até oito horas com uma só carga.

Siga-nos no Instagram

O principal objetivo do robô é de remover entulhos como plásticos, microplásticos, óleos e outros lixos que estejam flutuante na superfície da água.

Batizado de “WasteShark”, ele é considerado um aquadrone (um drone da água), tendo um tamanho compacto e sendo 100% elétrico e foi criado por uma startup holandesa chamada RanMarine Technology.

A importância de um robô que seja elétrico está no fato dele justamente não gerar emissões poluentes na água, não reproduzindo ruídos ou qualquer tipo de poluição luminosa.

Como resultado, o WasteShark não representa uma ameaça para a vida que habita no local em que navega, além de não produzir mais poluição para o ambiente.

Robô elétrico foi projetado especialmente para portos

A RanMarine Technology projetou o WasteShark especialmente para portos, onde é responsável por interceptar os lixos antes que cheguem aos oceanos.

O robô elétrico podem limpar tanto as docas, canais quanto estuários dos portos em que está atuando, a fim de que quando totalmente abastecido, possa voltar a uma estação de ancoragem.

Na estação, o WasteShark deposita todo o lixo coletado em sua jornada para então recarregar novamente as suas baterias.

Rota pode ser programada e monitorada

A rota que é realizada pelo robô elétrico pode tanto ser programada quanto também monitorada de forma remota.

Outra grande função do WasteShark é a coleta de dados importantes sobre o ambiente marinho em que está navegando durante seu percurso.

A startup ainda deseja aprimorar ainda mais sua tecnologia, combinando a tecnologia do aquadrone com um drone aéreo.

Nesse caso, o drone deverá ajudar a detectar resíduos que devem ser coletados, enviando coordenadas diretamente ao robô elétrico.

Segundo a empresa, mesmo pequenas quantidades de óleo ou gasolina poderão ser identificadas pelo drone aéreo e encaminhadas ao WasteShark.


Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução RanMarine Technology

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo