Notícias

Balsa totalmente autônoma de 222 metros realiza sua primeira viagem percorrendo 240 km

A Mitsubishi Shipbuilding anunciou o sucesso do que considera ser a primeira viagem de uma balsa totalmente autônoma de 222 metros. 

Siga-nos no Instagram

O sistema de navegação totalmente autônomo foi um projeto conjunto com a empresa de navegação Shin Nihonkai Ferry, onde a embarcação completou uma viagem de 240 km no Mar de Iyonada, no Japão.  

Essa demonstração pertence ao Meguri 2040, projeto lançado em fevereiro de 2020, que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento de navios totalmente autônomos.  

A grande balsa, batizada de Soleil, foi equipada com o sistema de navegação autônomo Super Bridge-X, desenvolvido pela Mitsubishi Shipbuilding, parte do grupo Mitsubishi Heavy Industries. 

 

Balsa totalmente autônoma de 222 metros conta com diversos recursos 

O sistema possui um recurso de desvio que ajuda a embarcação a contornar quaisquer obstáculos em seu caminho, além de atracar e desatracar automaticamente.  

O navio também conta com câmeras infravermelhas, a fim de detectar outros navios, mesmo que em uma baixa visibilidade. 

Outro destaque vai para o sistema de monitoramento remoto, que foi usado pela equipe para acompanhar o motor, havendo um sistema complexo de segurança cibernética.  

 

Sobre a viagem 

 

A Shin Nihonkai Ferry foi a responsável por definir os requisitos do sistema para a balsa, que atingiu uma velocidade máxima de 26 nós em sua jornada. 

A primeira viagem da Soleil é vista como um passo importante para uma navegação costeira mais segura. Naoki Ueda, vice-presidente executivo da Mitsubishi Shipbuilding, ressaltou que a empresa irá continuar desenvolvendo tecnologias, utilizando os “valiosos” insights obtidos. 

Como resultado, o vice-presidente afirmou que será possível garantir uma maior segurança e serviço de alta qualidade para balsas de passageiros. 

Outras empresas também devem apresentar seus sistemas autônomos para o Meguri 2040, que irá incluir não só sistemas de navegação autônomos, como também plataformas projetadas para proteger dados de navegação usados  para vigilância terrestre. 

 

Fonte: Olhar Digital 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo