Inovação

Engenheiros ex-funcionários da SpaceX desenvolvem plataforma elétrica e autônoma para linhas ferroviárias

Três engenheiros que trabalharam na SpaceX se uniram para desenvolver uma plataforma elétrica e autônoma para linhas ferroviárias, através da Parallel Systems. 

Siga-nos no Instagram

A Parallel Systems, com sede na Califórnia, se trata de uma plataforma para veículos ferroviários elétricos/autônomos de transporte de cargas. 

 A ideia se baseia em oferecer vantagens em comparação aos trens de carga convencionais utilizados, em termos de: 

  • Custo; 
  • Segurança; 
  • Velocidade; 
  • Emissões. 

Os vagões da Parallel Systems, que se deslocam individualmente pelos trilhos, são capazes de se combinar e formar os chamados pelotões. 

Além disso, eles também podem se dividir, a fim de cobrir diversos destinos ao mesmo tempo, atuando também em ferrovia menores. 

Um dos principais benefícios dessa “divisão”, está eliminado o risco de bloquear o tráfego, além de poderem se separar para facilitar a passagem de veículos como carros de polícia ou ambulâncias. 

Um vagão da plataforma elétrica de veículos ferroviários

Engenheiros que trabalharam na SpaceX criam plataforma inovadora com terminais mais baratos 

 

Os terminais ferroviários dessa plataforma também devem contar com uma construção mais barata, uma vez que não precisarão comportar trens longos, que ocupam centenas de hectares de terra. 

Devido ao tamanho relativamente menor, os terminais podem ser construídos mais próximos a pontos de embarque e desembarque de cargas. 

Cada unidade é capaz de alcançar até 800 km em somente uma única carga elétrica, e cada carregamento feito realizado em uma hora. 

Os vagões da plataforma são equipados com baterias menores, sobrecarregando menos a rede em comparação a um caminhão, usando 25% menos energia, e também tendo 2,8 vezes mais que a capacidade de um caminhão, comportando até  58 toneladas de carga útil por vagão. 

Outro grande destaque da tecnologia vai para o sistema de percepção bidirecional baseado em câmera e frenagem redundante, fazendo com que a plataforma pare até 10 vezes mais rápido que um trem. 

Atualmente, a empresa está testando os veículos em uma via fechada em Los Angeles, onde divulga seus resultados em suas mídias sociais. 

Os engenheiros já arrecadaram quase US$ 50 milhões (cerca de R$ 274 milhões em conversão direta, no câmbio atual) de financiamento para o projeto. 

 

Fonte: Olhar Digital 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Parallel Systems 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo