Notícias

Caltrop, arma medieval que pode estar atrasando a Rússia na guerra

Oficina da Ucrânia que produz artigos da idade média anunciou que está fabricando em escala item potiagudo para atrasar o exército da Rússia na guerra

A oficina ucraniana Workshop “Art of Steel” divulgou em sua página no Facebook que está produzindo um grande volume de Caltops para desacelerar o exército russo na guerra. Os itens são simples e eram utilizados na idade média por guerreiros.

Siga-nos no Instagram

Na publicação a empresa fala: “Uma ajudinha na melhoria da defesa da nossa cidade. Todas as forjas na cidade fazem elementos de barreira.”

Antes a oficina produzia esses itens com o foco em fantasias e cosplays, agora está buscando proteger a Ucrânia na guerra.

A Caltrop é um estrepe, ou seja, uma arma antipessoal feita de 2 ou mais pregos ou espinhos, de ferro ou madeira, inserida de maneira que um deles aponta sempre para cima, assentando numa base estável.

Pode ser considerado como a mina terrestre da idade média, utilizada para moldar o campo de batalha e canalizar o inimigo para determinados pontos e para fornecer uma defesa passiva como parte de um sistema de fortificações. As Caltrops serviam para demorar o avanço de cavalos, elefantes, camelos e tropas a pé.

A equipe da Workshop “Art of Steel” falou para o site The Telegraph, que já produziu diversas centenas de caltrops, preparando para o pior cenário da guerra na Ucrânia. “Cerca de 50% deles estão ligados por correntes, a outra metade está separado”, disse um dos ferreiros da oficina. “Tais estruturas pontiagudas são feitas em todas as cidades da Ucrânia, não somos os únicos”, disse.

Uso de estrepes durante a história

Já foram usados na Batalha de Gaugamela, também teve grande sucesso pelos Escoceses, na Batalha de Bannockburn, em 1314, para incapacitar os cavaleiros ingleses. Os Escoceses empregaram estrepes feitos com pregos soldados, parando a cavalaria inglesa e impedindo-a de chegar à infantaria escocesa.

Outra utilização do caltrop como arma anticavalaria pode ter ocorrido durante a 1ª Guerra Mundial.

E atualmente é muito usado como arma antiveículo, pois tem capacidade em furar pneus.


Fonte: Workshop Art Of Steel

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo