Notícias

Cientistas confirmam que o campo magnético da Terra tem ciclo de 200 milhões de anos

Segundo uma pesquisa publicada no PNAS por uma equipe de pesquisadores, o campo magnético da Terra tem ciclo de 200 milhões de anos.

Siga-nos no Instagram

Os cientistas analisaram em sua pesquisa um fluxo antigo de lava no leste da Escócia, com objetivo de estudar justamente o campo magnético de nosso planeta, que muda sempre sua direção e intensidade.

Segundo os resultados encontrados pela equipe, o campo magnético da Terra se enfraquece a cada 200 ou 300 milhões de anos, devido à inversão dos polos magnéticos da Terra.

Logo após esses milhões de anos, o nosso campo magnético, que é responsável por proteger a Terra das erupções solares, novamente se fortalece.

Campo magnético da terra

Como a equipe descobriu sobre o ciclo do campo magnético da Terra

A equipe também analisou outros registros geológicos do campo magnético dos últimos 80 anos, que contava com amostras datadas de 200 a 500 milhões de anos atrás.

Essa análise tinha como principal objetivo verificar se as outras pesquisas sobre o campo magnético foram corretamente descritas.

Nessas análises, os pesquisadores descobriram que entre 332 e 416 milhões de anos atrás, a força do campo magnético era inferior a um quarto do que é hoje.

Essa mesma condição foi encontrada há 120 milhões de anos atrás, e a equipe chegou à conclusão que o campo magnético da Terra conta com um ciclo de 200 milhões de anos.

Importância da descoberta

Descobrir sobre esse ciclo é importante para compreender mais os mecanismos do campo magnético, pois caso seja confirmado e continue se repetindo, a civilização enfrentará uma situação nunca vista antes.

Segundo os cientistas, ainda não há como ter muita certeza de qual será o efeito do próximo decaimento sobre as nossas tecnologias.

Essa incerteza é pelo fato de que o último ocorrido foi há 120 milhões de anos, onde não havia nenhum dos equipamentos utilizados hoje em dia.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução ESA/NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo