CuriosidadesNotícias

Cientistas descobrem pedaço da Terra desaparecido há 155 milhões de anos

Pesquisadores anunciaram a descoberta de um fragmento esquecido da Terra, a Argolândia, que estava desaparecido há aproximadamente 155 milhões de anos. Esse continente fragmentado, que se separou da Austrália no passado geológico, foi recentemente revelado graças a uma profunda formação oceânica conhecida como Planície Abissal de Argo, que indicou a existência desse intrigante pedaço de história geológica.

Siga-nos no Instagram

O contexto da descoberta

Anteriormente, havia especulações sobre a possibilidade de a Argolândia ter sido submergida no manto terrestre ao longo dos anos, um fenômeno conhecido por absorver entidades geológicas. Este processo já havia acontecido com a Grande Adria, uma massa continental que uma vez foi tão vasta quanto a Groenlândia e depois se separou da Itália. No entanto, ao contrário da Grande Adria, a Argolândia não deixou vestígios em forma de camadas de rochas nas montanhas do Sudeste Asiático.

O fragmento “perdido” da Terra revelado

A equipe de cientistas envolvida nessa descoberta pioneira escavou camadas de rochas nas ilhas do Sudeste Asiático, incluindo Sumatra, Bornéu, Sulawesi e Timor. Suas análises revelaram fragmentos ocultos da Argolândia sob essas ilhas, indicando que o continente se fragmentou enquanto se distanciava, ao invés de se mover como uma única entidade coesa. As simulações computacionais dos movimentos tectônicos e continentais apoiaram essas descobertas impressionantes.

Eldert Advokaat, autor principal do estudo, comparou o processo de pesquisa a montar um quebra-cabeça complexo, descrevendo o trabalho como lidar com “ilhas de informação”. A descoberta desse fragmento perdido da Argolândia se encaixa harmoniosamente nos sistemas geológicos vizinhos do Himalaia e das Filipinas, adicionando uma peça essencial à intrincada história da evolução dos continentes da Terra.

Essa revelação não apenas lança luz sobre a geologia do passado, mas também destaca a importância de tais descobertas para compreendermos a configuração da Terra em eras geológicas antigas.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Imagem destacada: Emre Okutan / Shutterstock.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo