CuriosidadesNotícias

Escavações descobrem catapulta experimental da Segunda Guerra Mundial

Escavações descobrem catapulta experimental da Segunda Guerra Mundial
Imagem: Museum of London Archaeology (MOLA)

Em Harwell, Oxfordshire, na Inglaterra, escavações recentes desenterraram um fascinante tesouro da história militar e da aviação: uma catapulta experimental da Segunda Guerra Mundial conhecida como Royal Aircraft Establishment (RAE) Mark III Catapult. Esta descoberta inesperada, revelada pela equipe de arqueólogos do Museum of London Archaeology (MOLA), proporciona um vislumbre da ousada inovação desse dispositivo e sua história única.

Siga-nos no Instagram

A catapulta Mark III

A catapulta Mark III foi desenvolvida entre 1938 e 1940 nas instalações de Harwell e apresentava um intrigante sistema de lançamento. Consistia em um grande giroscópio rotativo que direcionava as aeronaves em direção a pistas de concreto extremamente curtas, com apenas 82 metros de comprimento. Para lançar uma aeronave, ela era conectada a um cilindro pneumático subterrâneo por meio de um gancho de reboque.

O dispositivo utilizava 12 motores aero Rolls-Royce Kestrel, comprimindo o ar a uma pressão incrível de 2.000 psi para alimentar o cilindro pneumático. Quando o ar de alta pressão era liberado no cilindro, ele se expandia rapidamente ao longo da pista, impulsionando os grandes aviões bombardeiros diretamente para o céu. No entanto, apesar da engenhosidade do projeto, a catapulta Mark III nunca foi implementada de fato devido a desafios técnicos, incluindo problemas com os motores e incompatibilidade com as aeronaves pretendidas.

O projeto foi prontamente abandonado, e a estrutura foi desmontada, dando lugar a uma pista de pouso convencional em 1941. Embora tenha sido uma iniciativa curta, a catapulta Mark III serviu como base para futuros desenvolvimentos, como o sistema CAM, usado no início da Segunda Guerra Mundial para proteger navios mercantes.

Ilustrações da catapulta.
Ilustrações da catapulta. Imagem: Museum of London Archaeology (MOLA)

Descobertas adicionais

Além da catapulta, as escavações revelaram outros vestígios históricos, incluindo restos de uma pista de pouso posterior e grandes luzes de pista. Também foi descoberta uma posição de artilharia que originalmente defendia a pista contra possíveis ataques.

O futuro da descoberta

A catapulta foi desmontada para permitir a continuação das obras no local. No entanto, os pesquisadores estão minuciosamente analisando todas as informações coletadas e os achados escavados. Os dados serão arquivados para criar um registro permanente e detalhado desta peça única da história da Segunda Guerra Mundial.

Além disso, graças a essas escavações, centenas de fotografias e milhares de pontos de dados foram reunidos para criar uma réplica digital tridimensional da catapulta Mark III. Isso abrirá as portas para que o público e futuros pesquisadores explorem essa notável relíquia da Segunda Guerra Mundial.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo