Notícias

Estudo indica que Marte pode ter sido habitável por conta de vulcões ativos há pouco tempo

De acordo com o estudo publicado na revista científica Icarus, Marte pode ter sido habitável por conta de vulcões ativos há pouco tempo.

Siga-nos no Instagram

Para a pesquisa, foram utilizados dados de satélites que orbitam o planeta, como a sonda InSight da NASA, que estuda a atividade tectônica de Marte desde 2018. 

Marte pode ter sido habitável “recentemente”

Segundo a equipe, a época “habitável” do planeta deve ter ocorrido há “apenas” 50 mil anos. A conclusão se deu após a análise das imagens de atividade vulcânica na região chamada “Planície Elysium”.

Como resultado da descoberta, a possibilidade de vida em Marte pode ter ocorrido em datas mais recentes.

“A interação do magma ascendente e do substrato gelado desta região pode ter fornecido condições favoráveis para a vida microbiana recentemente e aumenta a possibilidade de vida existente nesta região”

David Horvath

David Horvath é um pesquisador do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizon e também autor do estudo, que informou que o tamanho do “depósito escuro” misteriosoencontrado cobre uma área um pouco maior do que Washington.

Marte ainda pode estar vulcanicamente ativa

Segundo o pesquisador, esse depósito deve ser o mais jovem já documentado no planeta, e conta com uma alta inércia térmica, além de um material rico em piroxênio com alto teor de cálcio.

Esse depósito escuro foi distribuído simetricamente em torno de um segmento do sistema de fissuras Cerberus Fossae, na Planície Elysium.

O cientista afirma que é um “local atípico para o depósito de partículas” que possam ter sido movidas pelo vento.

“A característica é semelhante às manchas escuras na lua e em Mercúrio, que também podem ser erupções vulcânicas explosivas”

David Horvath

Além disso, para o cientista, há chances de que o planeta ainda pode estar vulcanicamente ativo, devido a pouca idade do depósito.


Fonte: Tecmundo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA/JPL/MSSS/The Murray Lab 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo