Notícias

Grupo Amazon está entrando na justiça para impedir lançamento de satélites da Starlink

O Grupo Amazon está entrando na justiça com o objetivo de impedir o lançamento da segunda geração de satélites da Starlink, empresa de Elon Musk.

Siga-nos no Instagram

A proposta para vetar o lançamento já foi encaminhado â Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC).

O grupo, que era liderado por Jeff Bezos até o mês de julho, explica que a proposta da SpaceX submetida à FCC é “aberto e especulativo demais”.

Grupo Amazon está entrando na justiça: entenda mais o porquê

Em agosto deste ano, a SpaceX enviou à comissão duas novas configurações diferentes para 30.000 satélites Starlink, porém isso vai contra as regras da instituição.

Cada configuração da SpaceX posiciona satélites em parâmetros orbitais distintos, apesar da empresa afirmar que irá seguir com somente uma configuração.

No entanto, as regras da FCC exigem que os detalhes sejam ajustados antes de enviar o pedido original, e não enviadas posteriormente, o que poderia causar impactos também em outras empresas.

“Outras empresas que prospectam esse setor com certeza verão o benefício de maximizar suas opções ao descrever múltiplas configurações [de satélite] em suas aplicações de licenciamento”.

Mariah Shuman, conselheira corporativa do Projeto Kuiper, da Amazon.

Além disso, o grupo Amazon também afirma que as duas configurações duplicarão o esforço empregado pelos operadores, uma vez que devem analisar aspectos como interferência e preocupações devido a detritos orbitais.

Em seu pedido, a Amazon afirma que não se opõe ao lançamento da nova geração da Starlink, porém deseja que a FCC descarte a emenda.

Logo após, a comissão deveria “convidar” a empresa a enviar novamente a alteração, após estabelecer somente uma configuração.

Por que a SpaceX enviou duas configurações?

Apesar da SpaceX não responder à ação do grupo, ela já havia explicado anteriormente o porquê da segunda configuração, que serviria como um “reforço”.

A primeira configuração enviada pela empresa depende do foguete Starship que ainda está em desenvolvimento para os lançamentos.

Já a segunda configuração utiliza os foguetes Falcon 9, que são usados para enviar os satélites atuais também, além de serem reutilizáveis.

Elon Musk comentou o caso, afirmando que “Besos se aposentou para poder trabalhar em tempo integral processando a SpaceX”, em referência à decisão de Bezos de deixar o comando da Amazon, em julho.


Fonte: Olhar Digital, Uol e Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução PPLWare

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo