Notícias

NASA irá fazer missão para testar a inovadora vela solar na prática

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) irá realizar uma missão de demonstração para testar a inovadora vela solar na prática.

Siga-nos no Instagram

A missão, batizada de ACS3 (sigla em inglês para Sistema de Vela Solar com Compósito Avançado), deverá ser lançada em 2022.

A vela solar deverá ser utilizada como um meio de propulsão para viagens de longa duração de sondas robóticas.

Além disso, usará um sistema inovador de hastes telescópicas, que esticam no espaço para abrir a vela solar.

Por que uma inovadora vela solar?

As velas são capazes de impulsionar naves espaciais aproveitando a pressão de radiação da luz (solar ou de um laser projetada à distância).

Como resultado, não haverá mais necessidade dos combustíveis químicos dos foguetes tradicionais e nem das fontes nucleares.

A grande expectativa da NASA é enviar sondas ao espaço profundo, onde a nova tecnologia deverá ser utilizada para velas solares de até 500 metros quadrados.

Como funcionará o teste prático?

Quando a sonda chegar ao espaço, ele deverá abrir seus painéis solares e estender quatro mastros telescópicos, que serão “desenrolados” até atingir 7 metros de comprimento cada.

Junto com os mastros que são compostos de um material polimérico flexível e reforçados com fibra de carbono, também estará o tecido da vela solar.

Todo o processo de teste levará de 20 a 30 minutos, onde um conjunto de câmeras filmará o procedimento para avaliar o funcionamento e a forma final da vela.

Após a vela estar completamente estendida, a missão ACS3 deverá realizar a coleta de dados sobre a aceleração e velocidade atingidas pela nave, quando impulsionada pela pressão de radiação da luz do Sol.

Velas que operam indefinidamente e barras extensíveis 75% mais leves

As barras extensíveis criadas pela agência espacial norte-americana são 75% mais leves e sofrem 100 vezes menos distorção térmica no espaço em comparação as barras metálicas que foram ao espaço anteriormente.

Entre outros benefícios, estão as próprias velas solares, que são limitadas somente pela resistência dos materiais de que são feitas e dos sistemas eletrônicos das espaçonaves, isto é, elas são capazes de operar indefinidamente.

A equipe da NASA atualmente está trabalhando no desenvolvimento de novos mecanismos, onde será possível criar velas solares de até 2.000 metros quadrados.


Fonte: Inovação Tecnológica

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo