Notícias

Racebird: A nova lancha elétrica de alta velocidade criada para inaugurar a corrida Fórmula E1

O Racebird é a nova lancha elétrica de alta velocidade criada para a corrida de lanchas, e deverá inaugurar o primeiro circuito de corrida marítima eletromóvel, a Fórmula E1.

Siga-nos no Instagram

O anúncio foi realizado por Alejandro Agag, criador de competições de carros elétricos “Fórmula E” e “Extreme E”, enquanto o projeto foi desenvolvido desde o ano passado (2020) com o engenheiro Rodi Basso.

Já a construção foi realizada pelas empresas de tecnologia marítima Seabird e Victory Marine, estando o modelo atualmente em exibição no Yacht Club de Mônaco.

Nova lancha elétrica de alta velocidade deverá competir em 2023

A lancha deverá usar motores Mercury Racing, capaz de chegar a até 50 nós (o equivalente a 93 km/h), e conta com uma bateria Kreisel de 35 W, com uma potência máxima de 150 kW.

A competição deverá ser realizada no início de 2023, segundo Agag, que afirmou que as corridas não deverão ter obstáculos físicos.

O circuito será mapeado apenas por triangulação em GPS, e o Racebird deverá “voar” sob as ondas utilizando cartografia digital e navegação com softwares de posicionamento da Navico.

Os barcos terão pilotagem única, com cabine fechada e também uma aerodinâmica longilínea, a fim de facilitar a preservação de velocidade dos veículos.

Dez equipes deverão competir na E1, sendo cada equipe formada de duas pessoas (um piloto e um orientador em terra), sendo a primeira corrida na costa de Mônaco.

Atualmente, os engenheiros estão avaliando a integração entre trem de força, controle e bateria, para que os veículos possam entrar em fase de testes ainda no próximo ano.

O site da E1 possibilita que você possa assistir a uma projeção 3D do Racebird diretamente, confira mais!

Nova lancha elétrica de alta velocidade

Percurso da Fórmula E1

Autoridades locais estão ajudando no traçado do percurso que será utilizado no circuito, sendo estabelecido entre seções do Porto Hércules e trechos no Mar Mediterrâneo.

O evento também busca cooperação com outras nações, a fim de estabelecer mais dez trajetos aquáticos, que são necessários para a disputa de pontos na Fórmula E1.

Até o momento, dois países demonstraram interesse:

  1. Holanda: o Porto de Rotterdam está em negociação para incluir o evento em seu festival anual, chamado de “os Dias Nacionais do Porto”.
  2. Hungria: o local oferecido para a corrida é o Rio Danúbio, que corta Budapeste, a capital do país.

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução E1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo