Notícias

Site da NASA mostra o que o telescópio James Webb está observando agora; confira

Site da NASA mostra o que o telescópio James Webb está observando agora; confira
Imagem: NASA/STScI

Quer ficar por dentro do que está acontecendo agora no espaço? O Space Telescope Live é a resposta. Criado pelo Instituto de Ciência do Telescópio Espacial em 2016 para a NASA, este site te permite acompanhar em tempo real o que os famosos telescópios Hubble e James Webb, o maior observatório da agência espacial, estão observando.

Siga-nos no Instagram

Como funciona a observação espacial?

Quando se trata de capturar imagens espaciais, a NASA junta informações dos telescópios James Webb e Hubble. Recentemente, a plataforma Space Telescope Live teve uma atualização tanto em recursos quanto na interface, facilitando o acesso às informações sobre as observações, sejam elas passadas, atuais ou futuras, dos dois telescópios.

No site, você consegue ver quais planetas, estrelas, galáxias ou regiões estão sob o olhar desses gigantes do espaço. Além disso, oferece detalhes como as coordenadas dos objetos observados, os instrumentos científicos em uso, o cronograma das observações e, o mais intrigante, o objetivo dos cientistas com cada observação.

Explorando o espaço através do site

O site Space Telescope Live mostra informações sobre o que os telescópios da NASA estão observando (Imagem: Captura de tela/Space Telescope Live)
O site Space Telescope Live mostra informações sobre o que os telescópios da NASA estão observando (Imagem: Captura de tela/Space Telescope Live)

Além das observações em andamento, a plataforma dá insights sobre os programas científicos que foram aprovados e permite uma exploração profunda dos objetos que estão sendo observados hoje e aqueles que já foram o foco de estudo no passado. Isso inclui as primeiras observações feitas pelos telescópios Webb e Hubble logo após o início de suas operações.

É importante notar que, antes de serem divulgadas ao público, as imagens capturadas pelos telescópios são submetidas a um processo de análise e processamento preliminar. Embora a ferramenta não mostre as imagens em tempo real, ela disponibiliza dados e informações sobre essas fascinantes ferramentas de observação espacial.

Para mergulhar nas observações do Hubble e do James Webb, basta acessar o Space Telescope Live pelo computador ou dispositivos móveis e selecionar o telescópio de interesse. A exploração do universo está a apenas alguns cliques de distância.

Leia mais:

Fonte: canaltech

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo