Notícias

Starlink mais perto da sua casa! Anatel aprova internet da empresa até 2027 no Brasil

Agora a Starlink está mais perto da sua casa! A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a internet da empresa de Elon Musk na última sexta-feira (28). 

Siga-nos no Instagram

Houve uma aprovação unânime do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicaçõesdando à empresa o direito de explorar até o dia 28 de março de 2027.  

Como resultado, é ampliada a oferta de serviços de transmissão de dados no país, uma vez que com essa aprovação, a SpaceX também recebe o direito de operar o sistema de satélites Starlink. 

No entanto, não há direito à proteção, então a empresa não poderá se manifestar em caso de interferência de outros serviços. A concessão também exige que não haja interferência prejudicial com outros sistemas, como os que operam nas bandas Ku e Ka, 

 

Starlink mais perto da sua casa até 2027 

 

Emmanoel Capelo, assessor institucional da Anatel, explicou que é do interesse da SpaceX fornecer acesso à Internet em banda larga para clientes espalhados por todo o Brasil.  

Em seu comunicado, ressaltou que a ocasião será bastante oportuna para escolas, hospitais e outras instalações localizadas em áreas rurais ou remotas. 

A Anatel também aprovou os direitos de exploração de satélites da Swarm, que recebeu o direito de explorar e usar radiofrequências para sua constelação até setembro de 2035.  

A Agência Nacional de Telecomunicações também afirmou que qualquer possível alteração no número de satélites que compõem os sistemas não geoestacionários exigirá uma nova autorização.  

 

Possível parceria com governo brasileiro  

 

No ano passado, Fábio Faria, ministro das Comunicações, se reuniu com Elon Musk para discutir uma possível parceria com o governo do Brasil, com o principal objetivo de levar internet para escolas rurais e outras comunidades em lugares remotos do território brasileiro. 

Em postagem no Instagram na época, destacou que a parceria com a SpaceX  também poderia contribuir para a preservação da Amazônia. 

Até o momento, a SpaceX já possui mais de 2.000 satélites em órbita e planeja continuar aumentando esse número. 

 

Fonte: Canaltech 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo