Tecnologia

A Toyota está desenvolvendo um sistema de marcha para carros elétricos

De acordo com o BZ Forums, a Toyota está desenvolvendo um sistema de marcha e embreagem para carros elétricos, inovando no segmento. 

Siga-nos no Instagram

Usuários do BZ Forums afirmaram a descoberta de várias patentes registradas recentemente pela montadora japonesa, junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. 

Segundo o documento divulgado, datado de 10 de fevereiro deste ano, há a assinatura de sete engenheiros de desenvolvimento (os inventores da tecnologia). 

Nesse documento, é citado um controlador que altera o torque do carro elétrico, a fim de o deixar mais parecido com os veículos a combustão. 

Atualmente, os dois únicos carros elétricos que contam com mais de uma marcha (mas não possuem pedal de embreagem) são o Audi E-Tron GT e o Porsche Taycan. 

Sistema de marcha para carros elétricos é “falso” 

 

Em trechos da patente, é citado que se pode utilizar pedais de embreagem e alavancas de câmbio físicas em seus futuros carros elétricos. 

No entanto, esses pedais e alavancas seriam “falsos”, pois não teriam uma função efetiva, somente simulando um carro manual. Eles não precisam ser acionados para que essa “emoção” desse tipo de condução seja reproduzida. 

Segundo parte da patente, em que há a explicação sobre o funcionamento do câmbio e da embreagem manual nos carros elétricos, é citado que o controlador foi feito para controlar o torque do motor elétrico. 

Esse controlador usa como modelo base um câmbio manual, a partir da intensidade de operação do pedal do acelerador, a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e a posição do deslocamento do pseudo-calibrador, usado pela operação do atuador da força de reação. 

No documento, também é citado que o controlador é configurado para armazenar a característica da força de reação de deslocamento. 

Desse modo, simula a característica dessa força segundo a operação do acionador de deslocamento. Em seguida, esse controlador é configurado para dosar a entrega da força de reação de deslocamento pelo gerador de acordo com a operação do pseudo-calibrador. 

Nesse caso, é utilizado o perfil força de reação de deslocamento armazenada, segundo outro segmento de uma das patentes que foram registradas. 

 

Fonte: Canaltech 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Toyota e BZ Forums 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo