Ultra Cruise: o novo sistema de direção autônoma da GM que irá competir diretamente com a Tesla
A General Motors (GM) apresentou o “Ultra Cruise”, um novo sistema de direção autônoma que deverá competir diretamente com a Tesla.
Segundo a empresa, o sistema de direção deverá ter a condução mãos-livres em 95% de todos os cenários de trânsito, cobrindo mais de 2 milhões de milhas de estradas dos Estados Unidos e Canadá.
Além disso, o sistema também conta com capacidade para se expandir até mais de 5,5 milhões de km em um futuro próximo.
Ultra Cruise deverá ter seu lançamento em 2023
A GM anunciou que a estreia dessa nova tecnologia deverá ocorrer em 2023, inicialmente com a marca Cadillac, mas não foram informados quais modelos contarão com o sistema e nem seu preço.
A sua utilização poderá ocorrer em quase todas as estradas, inclusive em trechos urbanos, vias secundárias, estradas rurais pavimentadas e rodovias.
O sistema tem como base a plataforma de software Ultifi e da Plataforma de Inteligência veicular, onde é possível adicionar recursos, funções e outros recursos em atualizações remotas.
É através de uma combinação de câmeras, radares e um LiDAR instalado no para-brisa que o novo sistema de direção autônoma funciona.
Segundo a General Motors, o Ultra Cruise será o primeiro caso da tecnologia LiDar implantada em um veículo vendido ao público nos Estados Unidos.
A tecnologia permite desenvolver representações estatísticas 3D de 360 graus do ambiente ao redor dos veículos, com redundâncias em áreas críticas.
Outro componente chamativo é a interface homem-máquina, responsável por apresentar informações e se comunicar quando precisa assumir o controle do veículo.
Desse modo, é possível integrar o condutor e o deixar atento à condução, uma vez que não cobre 100%, sendo ainda considerado um sistema semi autônomo.
Futuro com zero congestionamentos
Com a tecnologia, a montadora tem expectativa de trazer um futuro sem congestionamentos e zerar a emissão de gases poluentes, além de também evitar acidentes de trânsito.
O vice-presidente executivo da GM de Desenvolvimento Global de Produtos, Compras e Supply Chain, Doug Parks, afirmou que o sistema é um divisor de águas, desenvolvido completamente de forma interna.
O produto deverá concorrer com a tecnologia criada pela Tesla, a Full Self-Driving. Mas este não é considerada um sistema de pilotagem automática, uma vez que precisa de supervisão dos motoristas.
Fonte: Inside EVs, R7 e Defesa
Imagem em destaque: Foto/Reprodução GM