Inovação

Nova bike ultracompacta tem rodas retráteis e tamanho de uma bagagem de mão

O britânico projetista Alex Animashaun inventou uma bike ultracompacta com rodas retráteis, batizada de “Tuck Bike”, capaz de chegar ao tamanho de uma bagagem de mão.

Siga-nos no Instagram

O seu tamanho é compacto justamente devido às rodas retráteis, que atualmente são de 28 polegadas, o equivalente a 71,2 centímetros.

Bike ultracompacta com rodas retráteis está sendo desenvolvida desde 2017

O projeto foi anunciado por Animashaun em 2017, e desde então, diversos ajustes ao protótipo já foram desenvolvidos. A última “versão” foi apresentada em março do ano passado (2020).

Nessa nova versão, foi apresentada a Tuck Bike com suas rodas de 28 polegadas que não foram modificadas desde então pelo projetista.

De acordo com o criador, a ideia surgiu quando ele estava voltando para Nairóbi, no Quênia, e estava pensando em bicicletas dobráveis que viu durante sua viagem, se questionado sobre o porquê as bicicletas tinham as rodas pequenas.

O engenheiro afirmou que a razão é para que elas sejam dobradas e encaixadas em um pacote menor, uma vez que a roda é o último item indivisível na bicicleta.

Desse modo, Animashaun encontrou o “limite” e tentou pensar em como seria possível dobrar a roda maior, e a partir daí desenvolveu sua tecnologia.

Como a Tuck Bike funciona

A Tuck Bike recebeu o nome “Tuck” (de enfiar, em inglês), devido às suas rodas, que são “enfiadas” na carenagem da bicicleta.

Ao todo, as rodas são formadas por seis tubos de fibra de carbono, que se dividem em três segmentos, assim como “três fatias de pizza” de acordo com a empresa.

Cada um desses segmentos pode ser empilhado de forma conjunta rente ao cubo da bicicleta, somente por desenroscar as travas que são responsáveis por os conectar.

Segundo o projetista, esses segmentos não correm risco de se soltar, muito pelo contrário, afirma que quando estão juntos, são ainda mais fortes.

Além disso, também há outros dois modos de dobramento:

  • Curtsy (“curtinho”): o guidão é dobrado para guardar a bicicleta em espaços estreitos;
  • Quickie (“rapidinho”): dobra a estrutura da bike ao meio, levando apenas cinco segundos para realizar essa ação.

Já o modo “Full Monty” é considerado o modo completo, capaz de diminuir o veículo para a dimensão de uma bagagem de mão (65 x 40 x 86 cm).

Venda do modelo

Atualmente, a bicicleta que pesa apenas 13,6 kg já está sendo vendida em dois tamanhos, sendo eles:

  • Médio;
  • Grande.

Os primeiros financiadores da campanha no Kickstarter poderão comprar por US$ 1.695 (aproximadamente R$ 9.200,00 em conversão direta), com entrega prevista para outubro de 2022.

As rodas da bicicleta foram projetadas e testadas para atender aos mais altos padrões de segurança da indústria, sendo certificadas pela ISSO 4210-7.

Britânico inventa bike ultracompacta com rodas retráteis e do tamanho de uma bagagem de mão

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Tuck Bike

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo