Inovação

Essa casa foi impressa em 3D em 48 horas e concluída em uma semana

Se você já trabalhou com construção ou conhece sobre o setor, certamente sabe o quanto o trabalho é árduo de fazer uma obra.

E concluir algo em uma semana no Brasil é bem improvável. Principalmente por alguns motivos. O primeiro é que a maioria das casas não é montada em questão de dias. Uma Pesquisa de Construção de 2018 pelo US Census Bureau calculou a duração média da construção de uma nova casa em cerca de oito meses, com 6,7 desses meses sendo a própria construção. A segunda razão é que as pessoas na casa dos 20 anos não costumam procurar casas para comprar. 

Uma empresa de robótica com sede em Nova York chamada SQ4D não fará milagres, mas certamente poderá ajudar.

Mais rápido, mais seguro, mais forte

O SQ4D 3D imprime casas de concreto em tamanho real de uma forma mais rápida, segura e resistente do que os métodos tradicionais. É também mais sustentável e mais barato. A empresa finalizou recentemente a primeira casa impressa em 3D à venda nos Estados Unidos: uma casa atraente de 426 metros quadrados, com 3 quartos, 2 banheiros, uma garagem para 2 carros e um jardim, em Riverhead, NY.

“Nossa tecnologia de impressão 3D proprietária e com patente solicitada está transformando radicalmente a indústria de construção”.

Segundo Lawrence Ruisi, membro do conselho de diretores da SQ4D, “Mesmo as melhores práticas de hoje são muito lentas, caras, trabalhosas, inseguras e incapazes de atender à demanda global por construção acessível e sustentável.”

Para ser claro, a tecnologia do Sistema de Construção Robótica Autônomo (ARCS) da empresa não imprime a casa inteira. No entanto, ele imprime uma estrutura que representa aproximadamente 41% da construção, na qual outros acessórios como telhados, janelas, calhas, portas e muito mais são adicionados. E economiza significativamente no trabalho intensivo, que vão desde a estrutura ao revestimento – o que reduz a quantidade de tempo, recursos e custos associados à construção.

Expansão de operações

A empresa planeja iniciar sua próxima construção em março de 2021. A partir daí, ela tem projetos para aumentar a produção, bem como expandi-la para além de Nova York – até a Califórnia. Não é a única empresa de habitação impressa em 3D que existe, mas está entre a primeira onda a entrar em ação.

Kirk Andersen, diretor de operações da SQ4D, disse esperar que a resposta às casas iniciais na cidade de Riverhead valide a tecnologia da empresa e deixe claro como a impressão 3D pode ser transformadora como ferramenta de construção.

A empresa está se concentrando na construção residencial agora devido à necessidade de moradias sustentáveis ​​e acessíveis no mercado global e ao mesmo tempo, tem a oportunidade de desenvolver e dimensionar continuamente o maquinário e tecnologia. 

A utilização dos produtos serão teoricamente ilimitadas. Imagine edifícios comerciais, centros de distribuição, instalações de armazenamento, estradas, pontes, muros de contenção, cercas, a missão da SQ4D é mudar a forma como o mundo é construído.

Veja abaixo algumas fotos da casa impressa totalmente em 3D:

Então imagine como será no futuro? Você monta um projeto, imprime em 48h e em apenas 1 semana, sua casa estará em pé e pronta para uso.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Fonte: Construction Links

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo