Inovação

Estados Unidos já tem um bairro inteiro de casas impressas em 3D

O primeiro bairro no país com casas 3D impressas é a novidade do momento nos Estados Unidos.

O foco na sustentabilidade

As empresas Palari, uma empresa sustentável e a Might buildings se juntaram com uma proposta inovadora. Dessa maneira, a parceria vai criar um conjunto inteiro de casas impressas em 3D.

O foco do projeto é tornar a construção mais sustentável, e apresentar novas maneiras da construção civil contribuir com o meio ambiente. Por isso, os desenvolvedores garantes que este será o futuro da habitação.

Conforme afirmam os construtores, essas habitações utilizam apenas 5% da mão de obra usada atualmente, e despejam aproximadamente 10% de resíduos no ambiente.

A casas 3D impressas já são uma realidade

O design inicial das casa é moderno, e versátil. Por isso, elas terão até três quartos e ainda contam com dois banheiros, mas os cômodos podem ser ajustáveis.

Dessa maneira, o processo de fabricação das casas tem uma lógica simples. Os projetos são digitais e a impressora 3D de tamanho considerável imprime as peças para a construção.

As impressoras tem o tamanho mais ou menos de uma garagem. Imprimem em material de rápida secagem. Por isso, o tempo total da impressão pode chegar a 4 meses. Assim, depois de terminada a impressão, o tempo entre a entrega e a construção é de mais ou menos um mês.

Um projeto para o bairro inteiro

O local escolhido para a construção foi a cidade de Rancho Mirage, que fica na parte leste de Los Angeles. A intenção do projeto é usar os 20 mil m² para construir 15 casas nesse modelo.

Os preços das casas variam desde os modelos mais simples, com 32m² por U$ 187 mil, cerca de 1 milhão de reais. Os mais sofisticados, com 100m² chegam a U$950 mil, o que em reais se aproxima de R$5,3 milhões.

Apesar do alto custo no início, a ideia a longo prazo pode se tornar mais acessível. Por isso, pode ser uma grande ferramenta para diminuir os impactos ambientais no mundo.

Gostou do conteúdo? Então clique aqui e saiba mais novidades sobre ciência e tecnologia. Acompanhe o Engenharia Hoje!


Imagem em destaque: Imagem/Reprodução: The Times.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo