Inovação

Nissan anuncia desenvolvimento de sistema de etanol que não gera CO2 e compatível com qualquer veículo

O atual presidente da Nissan no Brasil, Airton Cousseau, concedeu uma entrevista ao Estadão e anunciou o desenvolvimento de um sistema de etanol que não gera CO2. 

Siga-nos no Instagram

O projeto de célula de etanol que é compatível com qualquer veículo deverá ser lançado antes de 2030, possivelmente com testes concluídos até o ano de 2025. 

Segundo o presidente, a tecnologia do etanol está indo bem, e já é possível rodar quase 800 km com eletricidade usando um tanque de etanol. 

Cousseau também informou que o etanol dispõe de uma enorme capacidade de gerar energia na célula a combustível, a responsável por mover o motor elétrico do veículo. 

Como resultado, o presidente explicou que não seria necessário ligar o veículo na tomada de casa, como carros elétricos convencionais, bastando parar no posto e encher o tanque com etanol. 

 

Sistema de etanol que não gera CO2 será implantado ainda este ano no Japão 

 

O sistema de etanol será implantado no Japão este ano e chegará ao mercado consumidor antes de 2030, podendo ser utilizado em qualquer veículo que utilize motores, como aeronaves e navios. 

É estimado que em menos de 3 anos os testes já serão completamente concluídos, para que então a real fase de comercialização (marketing) seja iniciada pela Nissan. 
Para finalizar, em sua entrevista ao Estadão, Cousseau revelou que quando ouviu falar desse projeto, que foi desenvolvido por engenheiros brasileiros, sentiu “ainda mais orgulho do pessoal [equipe da Nissan] e do País.” 

presidente da Nissan no Brasil também afirmou que está entusiasmado porque não se trata apenas de um negócio para a montadora Nissan, e sim para o Brasil e também para o mundo. 

 

Mais sobre a entrevista

 

Além disso, Cousseau também falou sobre o desempenho da Nissan em 2021, informando que foi um ano de muitos desafios, devido aos casos de contaminação do coronavírus e problemas com fornecedores, com a falta de semicondutores.

Apesar disso, ressaltou que 2021 foi um ano muito positivo para a Nissan, com o SUV Kicks sendo líder de vendas na Argentina, e o Leaf sendo o modelo elétrico mais vendido no Brasil.

 

Fonte: Click Petróleo e Gás 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução rawpixel.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo