Notícias

Cápsula que vai levar astronautas para Lua foi derrubada em uma piscina

A cápsula que vai levar astronautas para a Lua foi derrubada em uma piscina, após ser solta de uma altura de dois metros.

Ela foi suspensa por um guindaste uma psicina de testes do Centro de Pesquisas Langley, chamada “Hydro Impact Basin”.

A queda da cápsula tem como objetivo testar a reação do objeto durante um pouso na água, visto que isso irá acontecer durante o retorno dos astronauta à Terra.

Para entender a reação da cápsula, mais de 500 sensores foram instalados, com objetivo de medir as forças que agem no artigo de teste durante o impacto.

Essas forças podem informar melhor os analistas sobre os riscos à estrutura da cápsula ou de quaisquer componentes dela, além do próprio movimento da cápsula pela água, que poderá revelar o que os astronautas dentro dela irão experimentar.

Jacob Putnam, analista de dados em Langley, afirmou que os resultados não poderiam ser melhores, visto que foi uma soltura perfeita e a cápsula, batizada de Orion, se comportou como era esperado.

Além disso, segundo Putnam, com o teste que foi realizado também há a certificação de que futuras cápsulas e seus astronautas a bordo estarão seguros em pousos futuros.

A cápsula ser derrubada na piscina é apenas mais um dos testes que se iniciarem no fim do mês de março, com objetivo de finalizar modelos de computador de cargas e estruturas antes do teste de voo da Artemis II.

Cápsula que vai levar astronautas para Lua deverá passar por mais dois testes

A cápsula que vai levar astronautas para a Lua ainda tem mais dois testes que deverão ser realizados em breve, sendo eles:

  • uma queda a partir de uma altitude maior;
  • um teste de “pêndulo”.

No teste do pêndulo, a cápsula Orion será lançada a partir de um ângulo, fazendo então um movimento de pêndulo antes de colidir com a água “de lado”.

A Orion será utilizada logo na primeira missão do programa Artemis, que não será tripulada e deverá ocorrer no final deste ano.

A cápsula será lançada por um foguete SLS em uma viagem ao redor da Lua, para então voltar ao nosso planeta.

Artemis II

Artemis II é a primeira missão com tripulação a bordo da Orion, e por isso a cápsula foi construída pela Lockheed Martin.

A cápsula será utilizada pela própria National Aeronautics and Space Administration (NASA) e está sendo preparada na Flórida desde o início de 2020.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução: NASA.

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo