Sustentabilidade

Empresa transforma restos de roupa em tijolos

A FabBrick transforma restos de roupa em tijolos, e apesar de ter sido criada no final de 2018, a empresa já desenhou mais de 40.000 tijolos.

Esses 40.000 tijolos representam cerca de 12 toneladas de têxteis que foram reciclados, de acordo com Clarisse Merlet, a fundadora da empresa.

Como surgiu a ideia de transformar restos de roupa em tijolos

A francesa durante sua faculdade de arquitetura se deparou com os números da quantidade de resíduos que a indústria têxtil gera.

Na França, o número chega a 4 milhões de toneladas, mas países como os Estados Unidos geram mais de 17 milhões de toneladas, mas menos de um terço é reutilizado ou reciclado.

Além disso, a empresária também se preocupava com o impacto ambiental da construção civil, que conta com grande extração de recursos naturais unidos ao desperdício.

Assim, Merlet decidiu unir esses dois problemas e criar uma única solução: tijollos decorativos e isolantes fabricados com restos de roupa.

Essas roupas que são utilizadas para a fabricação de tijolos são rasgadas, sendo compradas pré-moídas de um fornecedor na Normandia.

As máscaras cirúrgicas retalhadas também podem ser utilizadas para fabricação de tijolos, mas ainda necessitam passar por uma série de testes de laboratório, segundo a empresa.

Como o processo é realizado

De acordo com a francesa, cada tijolo usa o equivalente a duas a três camisetas, e qualquer tipo de tecido pode ser utilizado para a produção.

Assim, os resíduos são misturados com uma cola ecológica que também foi desenvolvido por Merlet, e então prensados em um molde de tijolo.

O molde utilizado usa compressão mecânica, não sendo necessário qualquer tipo de energia para pressioná-lo para baixo.

Logo após, os tijolos, ainda molhados, são removidos do molde para secar por cerca de duas semanas antes de serem utilizados.

Características dos tijolos

Os tijolos são utilizados para decoração, construção de compartimentos ou até mesmo para divisórias internas, sendo resistentes ao fogo e à umidade.

Eles também são isolantes térmicos e acústicos, contando com 4 tamanhos diferentes. e já foram aproveitados também em:

  • luminárias;
  • bancos;
  • mesas;
  • entre outros.

No entanto, os tijolos ainda não podem ser utilizados para construção de paredes ou partes estruturais, sendo um dos projetos da FabBrick em desenvolvimento.


Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Imagem/Reprodução FabBrick

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo