InovaçãoNotíciasTecnologia

China afirma ter criado tecnologia para armas a laser de poder “infinito”

A tecnologia se baseia em avanços no sistema de resfriamento

China anuncia avanço na tecnologia de armas a laser
imagem: iStock

A China está relatando avanços significativos no campo de armas a laser, graças a uma inovação em sistemas de resfriamento desenvolvida pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa do país. Esse sistema pioneiro permite que equipamentos de alta energia mantenham sua potência de forma indefinida, eliminando o problema do superaquecimento.

Siga-nos no Instagram

Embora a tecnologia a laser seja conhecida há décadas, o problema do excesso de calor gerado por feixes altamente energizados tem dificultado seu uso como armamento efetivo em situações reais de conflito. No entanto, se as promessas desse novo sistema de resfriamento se concretizarem, essa situação pode mudar drasticamente, impactando a eficácia das batalhas. Isso porque os raios laser poderiam ser estendidos em termos de duração, alcance e poder destrutivo.

Segundo relatos, o novo sistema de resfriamento chinês utiliza gás para dissipar o calor gerado. O gás é liberado junto com o feixe de laser a cada disparo.

Além de resolver um dos maiores desafios das armas a laser, essa tecnologia poderia manter a precisão dos disparos. Dessa forma, mantendo o feixe ativo por um tempo praticamente ilimitado, se necessário. Isso tudo sem perda de potência ou distorção.

Caso a eficácia seja comprovada, a capacidade de gerar feixes laser de alta qualidade por longos períodos de tempo colocaria a China à frente dos Estados Unidos nesse campo de armamento. Além disso, em cenários teóricos, esses lasers refrigerados poderiam ser utilizados para neutralizar satélites, como os da constelação Starlink de Elon Musk.

Contudo, é crucial lembrar que essas alegações ainda precisam ser confirmadas por meio da demonstração prática do sistema. Em outras ocasiões, projetos semelhantes falharam por não alcançarem o poder destrutivo necessário.

Leia mais:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo