Notícias

Chuva de meteoros no dia 31 de maio aqui no Brasil: Confira

Esse é um evento incomum serão surtos intensos de meteoros visíveis no céu

Uma boa notícia para quem gosta de observar o céu, durante a madrugada do dia 31 de maio acontecerá uma chuva de meteoros. A Tau-Herculídeas poderá ser observada em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. 

Siga-nos no Instagram

A tempestade de meteoros terá melhor visibilidade na região norte e nordeste do país. No entanto, será possível curtir esse evento tão raro de onde você estiver, a depender do clima, é claro

De fato, esse é um evento incomum, até porque, serão surtos intensos de meteoros visíveis no céu. Segundo a Wikipédia, durante esses surtos, ou “chuvas intensas” é possível observar mais de mil meteoros por hora. 

Confira: WhatsApp, plano pago tem novas funções confira agora

Contudo, a previsão para esse evento é que sejam lançados na atmosfera cerca de 100 mil meteoros em uma hora. Sem dúvida, será uma experiência rara e extraordinária. Portanto, vale a pena assistir! Até porque, essa pode ser uma oportunidade única.

Portanto, se você quiser saber mais sobre esse evento natural, veja os tópicos a seguir, nele falaremos da origem dessa chuva de meteoros. Logo em seguida, te contaremos como assistir à tempestade aqui no Brasil. Então não perca!

Origem da chuva de meteoros Tau-Herculídeas

A saber, as chuvas de meteoros são nomeadas conforme a constelação em que se localiza o radiante. Ou seja, das constelações de onde elas surgem no céu. Contudo, não aconteceu bem assim com a Tau- Herculídeas.

Isso porque, ela não está exatamente em Hércules, mas sim em Boötes, localizada entre as estrelas Arcturus e a  Vega, que fica em direção ao noroeste. Até o momento, essa chuva de meteoros tem se mostrado bastante peculiar.

Para entender melhor sobre a chuva de meteoros, é importante saber que elas são geralmente provocadas por nuvens densas de partículas ejetadas durante a fragmentação de cometa ou asteroide. A Tau – Herculídeas é proveniente do SW3, um cometa.

Uma última curiosidade sobre esse cometa, o SW3, circula a órbita do sol a cada 5,4 anos. Inclusive, ele pôde ser visto daqui da terra até 1995, quando sofreu a fragmentação. 

Leia também: Bugatti Chiron Super Sport mostra uma potência de mais de 1.600 cavalos em teste observá-lo, afinal de contas, ele se subdividiu. Por fim, vamos às dicas de contemplação desse fenômeno. Então, veja a seguir!

Como assistir à chuva de meteoros aqui no Brasil?

Uma nota foi emitida pelo Observatório Nacional, onde o astrônomo Marcelo de Cicco faz um alerta dizendo: “não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa ou até mesmo uma chuva de meteoros”.

Segundo o astrônomo, os observadores da região sul, sudeste e centro não terão tanta visibilidade do fenômeno quanto aqueles que estarão nas regiões norte e nordeste brasileiro. Isso se deve ao momento que a chuva acontecerá e também a altura do radiante.

Até porque, o pico está previsto para acontecer entre 1:55 e 2:10 da manhã. Nesse horário a observação é mais favorável para quem se encontra no hemisfério norte do nosso planeta. 

Portanto, as regiões acima da linha do equador serão os cenários ideais para a contemplação. Se você reside nessas localidades, fique atento à região noroeste no horário previsto, do dia 31.

Por fim, quem estiver nas outras regiões do Brasil, também poderá assistir à chuva de meteoros, contudo, a intensidade pode ser menor. Ela pode representar de 10% a 30% do que ocorrerá nas regiões norte e nordeste.

No entanto, não deixe de assistir ao fenômeno por ele parecer inferior em sua região. Afinal de contas, mesmo com menos visibilidade, ainda será um evento e tanto. Até porque, será possível observar milhares de estrelas marcando o céu por hora.

Confira: Energia solar, brasileiros criam fogão que não precisa de botijão de gás

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo