Notícias

Visando economia, motor de 3 cilindros é a nova aposta para impulsionar a venda de carros

Saiba todos os benefícios dos motores 3 cilindros e como eles impactam no desempenho dos carros.

Siga-nos no Instagram

Uma vez ridicularizados por terem baixo ruído e alta vibração, os motores de três cilindros estão aparecendo em mais carros à venda em São Paulo, atualmente por uma variedade de razões muito boas. Acontece que alguns deles são mais do que apenas adequados – na verdade, alguns deles são preferíveis, por conta de seu tamanho e da sua capacidade com é o caso do Citroen C3, por exemplo -. Veja como os motores de três cilindros conseguem fazer mais com menos.

MELHOR DESEMPENHO: Os modelos que possuem motores 3 cilindros, como o novo Ford Fiesta e o Citroen C3, trabalham com peças relativamente menores. Mas o que isso significa? Significa que por conta do seu tamanho reduzido, o motor 3 cilindros desloca apenas 1.5 litros por vez e graças à grande pressão do turbo, consegue robustos 147kW e 290Nm.

A ALIMENTAÇÃO TURBO: A tecnologia turbo avançou muito a ponto de a cilindrada e a contagem de cilindros de um motor não ditarem necessariamente o quão poderoso ele pode ser. Os turbos são essencialmente bombas de ar que aumentam o volume de ar que um motor pode ingerir, e um motor moderno de três cilindros agora pode ser projetado para ter impulso suficiente para aumentar sua potência até os níveis de quatro cilindros, fazendo com que os carros à venda, nestas configurações consigam fazer “mais” com “menos”.

LEVES E COMPACTOS: Ter menos cilindros resulta em um motor que é fisicamente menor e ocupa menos espaço no carro. Isso significa que eles são mais fáceis de embalar em hatchbacks dos segmentos pequenos e leves, como o Citroen C3, mesmo quando você adiciona a massa extra e o encanamento para um três em linha turboalimentado.

POR QUE ISSO É BOM: Por algumas razões. Em primeiro lugar, o espaço já é valioso em carros pequenos, e quanto menor a pegada de um carro que precisa ser ocupada pelo trem de força, mais espaço pode ser liberado para os passageiros. Em segundo lugar, reduzir o peso do motor – normalmente o único componente mais pesado em um carro – significa que há menos massa para motivar e, portanto, uma menor demanda de potência. Um modelo mais leve com um motor menor pode parecer tão rápido quanto um carro mais pesado com um motor maior. É por isso que carros à venda compactos como o Ford Fiesta e o Citroen C3 parecem tão alegres.

É MAIS SEGURO: Por último, um motor mais compacto torna mais fácil para os engenheiros cumprirem com os regulamentos de segurança em colisões. Hoje em dia, os carros precisam de um certo espaço de esmagamento à frente e acima do motor para torná-lo seguro o suficiente em uma colisão, portanto, um motor pequeno oferece uma vantagem importante neste ponto.

MAIS BARATOS PARA PRODUZIR: A economia não vem apenas da redução da quantidade de metal. Vem mais do número reduzido de operações necessárias para fazer e instalar esses componentes, tanto no tempo da máquina, quanto no trabalho humano, e quando se está fabricando carros à venda às centenas de milhares, mesmo uma economia de alguns segundos por motor, resulta em uma quantidade considerável ao longo de uma execução de produção completa.

MAIS EFICIENTES: Outro benefício de ter menos peças móveis e menos peso é que os motores de três cilindros são geralmente mais eficientes do que os de quatro cilindros de tamanho equivalente. Menos atrito interno é gerado porque há menos coisas girando e deslizando dentro do cárter, e o peso mais leve do motor significa que menos energia precisa ser gasta para mover a mesma distância. É uma situação em que todos ganham.

Gostou deste artigo? Então não se esqueça de compartilha-lo. E se quiser saber mais sobre motores 3 cilindros ou modelos de carros mais econômicos, não deixe de conferir nossos conteúdos exclusivos.


Créditos imagem: Freepik

Redator (a): Monique Borges

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo