Tecnologia

Governo assinou acordo para transporte que poderá ligar Porto Alegre à Serra Gaúcha em apenas 12 minutos

Se você curte tecnologia, com certeza irá achar interessante o Hyperloop, uma forma de transporte de alta velocidade que pode chegar a 1.200km/h, o que permite ir de Porto Alegre à Serra Gaúcha em apenas 12 minutos.

O governo do Rio Grande do Sul assinou um acordo em Janeiro para realizar um estudo inicial de viabilidade de utilização do sistema hyperloop, e o governador Eduardo Leite afirmou à imprensa que estimula o ambiente de inovação e ciência.

Hyperloop é uma cápsula com levitação magnética, que é lançada em um tubo a vácuo em alta velocidade, podendo atingir 1.200km/h. É iniciativa de Elon Musk, o homem mais rico do mundo e CEO da Tesla e SpaceX (E o que esse homem não faz? Veja a internet via satélite que ele fundou e que terá mensalidade de apenas US$ 9,25 para população de baixa renda [Clique aqui]).

O projeto permite reduzir os custos operacionais e possui diretrizes ecológicas, operando com energia solar. Até pouco tempo, havia estudo de implementação apenas no exterior, é algo muito bom saber que iniciativas inovadoras como essa também possuem potencial de implementação no Brasil.

Para entender melhor o funcionamento, veja esse vídeo da Exame:

A tecnologia também permitiria ir de São Paulo, SP ao Rio de Janeiro, RJ em apenas 20 minutos. E de São Paulo, SP até Belo Horizonte, MG em cerca de 30 minutos.

O que achou do Hyperloop? Nos ajude a compartilhar para chegar a mais pessoas e incentivar governos e empresas privadas a implementarem a tecnologia. Também deixe sua opinião nos comentários.

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo