Tecnologia

5 curiosidades sobre IoT Industrial

O conceito IoT industrial é relativamente novo, mas já mostrou seu tremendo potencial para impactar no cotidiano das empresas. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Preparamos essas 5 curiosidades para de introduzir no assunto. Vamos lá!

Antes de começar com as curiosidades, é importante introduzir o que de fato é o IoT Industrial.

O Internet of Things (IoT) descreve a rede de objetos físicos — “coisas” — incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos. e sistemas pela internet. É o chamado mundo hiperconectado.

1 – E qual a diferença entre IoT Industrial para outras aplicações de IoT?

Primeiro sobre as outras aplicações ou cenários onde o IoT se aplica, que não seja a indústria. O conceito pode ser aplicado em fazendas, residências ou até mesmo em cidades inteiras. Nesses casos, equipamentos físicos serão incorporados à internet.

Olhando para a indústria, a grande diferença é que já existem várias redes implementadas, vários equipamentos capazes de se conectar com a internet. Portanto, o IoT industrial não é apenas conectar “coisas” na Internet. É também organizá-los de modo que consigam trocar dados e interagir de forma ordenada.

2 – Qual a principal vantagem em implementar uma rede IoT na indústria?

O IoT vai trazer várias vantagens para as indústrias. Entretanto, a principal vantagem é a capacidade de obter uma série de informações sobre a manufatura que antes eram muito complicadas de serem acompanhadas. Além disso, uma vez que os equipamentos estejam conectados na internet, a aquisição dessas informações é feita em tempo real.

Essa vantagem trazida pelo IoT industrial impacta diretamente nos processos de tomada de decisão, deixando-os mais rápidos e eficientes. Isso porque os gestores terão informações muito mais completas e em tempo real da situação analisada.

3 – Quais segmentos da indústria podem se beneficiar com o IoT industrial?

São várias as atividades econômicas que poderão obter vantagens no uso do IoT industrial. O nível de tecnologia do produto ou de automação já aplicada na manufatura não importam.

O IoT se aplica em qualquer tipo de produção, desde uma linha de produção automobilística até uma gráfica ou uma cerâmica. Basta que equipamentos, processos e pessoas se interajam e troquem informações via Internet.

Pausa para uma oportunidade de aprofundar no assunto:

Se interessou pelo assunto? Já viu que é uma tecnologia muito promissora e que vai transformar o mercado nos próximos anos né?

A empresa Exsto Tecnologia vai realizar uma Live 100% gratuita e com certificado no dia 17/03 para discutir mais a fundo sobre IoT Industrial. Para participar, basta clicar aqui!

4 – Qual formação eu preciso ter pra trabalhar com IoT Industrial?

Bom, o conceito de IoT industrial é multidisciplinar. Ou seja, envolve várias áreas do conhecimento. Muitos desses conhecimentos você vai obter na prática, trabalhando com as tecnologias envolvidas com o IoT.

Entretanto, para começar com uma boa base, cursos de engenharia ou tecnologia são uma ótima pedida. As áreas de eletrônica, automação e eletrotécnica e computação trazem diversos conceitos que te ajudarão a começar a carreira de expert em IoT industrial.

5 – Afinal, onde estarão as oportunidades de emprego para o profissional de IoT?

Essa é a melhor parte. O profissional que obtiver os conhecimentos necessários para trabalhar o IoT serão importantes em diversos setores de uma empresa.

Não somente cargos ligados ao processo de automação industrial precisarão do profissional de IoT. Atividades como logística, controle de estoque e qualidade terão o IoT como tecnologia chave para suas operações.

Ainda mais amplo, equipes de comercial e marketing irão depender de profissionais de IoT para realizar atividades como análise de comportamento de clientes. Essa demanda surgirá pelo fato de que cada vez mais produtos e pessoas estão se conectando e trocando dados o tempo todo. Ou seja, o relacionamento com o cliente do século XXI carrega as características do IoT, seja nos produtos on-line ou nos serviços digitais.

Conclusão

O mundo do IoT Industrial é gigantesco. Um universo de aplicações estão sendo desenvolvidas. As industrias estão requisitando cada vez mais profissionais capacitados. E aqueles que estiverem preparados poderão aproveitar as oportunidades que essa nova tecnologia vai oferecer.

Esse texto traz uma introdução ao assunto. Para se aprofundar mais, não perca a Live da Exsto que acontecerá no próximo dia

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo