Notícias

Estudo afirma que microorganismos da Terra podem viver temporariamente em Marte

O homem sempre buscou vida em outros planetas. Agora a ciência traz a esperança de ser possível a sobrevivência de microrganismos terráqueos em Marte.

A vida fora da Terra habita há anos o imaginário popular. Seja através de filmes, livros ou estudos, o fato é que o homem busca um outro planeta para viver. Sabendo disso, estudos recentes aumentaram essa esperança. Seria possível que, microrganismos do Planeta Azul sobrevivessem, mesmo que por pouco tempo, no Planeta Vermelho.

Siga-nos no Instagram

Pesquisadores do Centro Espacial Alemão e cientistas da Nasa, publicaram um estudo na revista Frontier in Microbiology. Esses estudos provaram que é possível que exista resistência por parte dos microrganismos em ambientes diferentes ao que estamos acostumados. Desse modo, eles conseguem sobreviver por um período nas condições de Marte.

O local utilizado para as pesquisas de vida fora da Terra foi a estratosfera. Uma vez que, essa região apresenta condições semelhantes as que são encontradas em Marte. Vale ressaltar que, a importância dessas pesquisas vai além de procurar um novo planeta para habitar.

Vida fora da Terra
Vida fora da Terra

E qual a importância da vida fora da Terra?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a importância vai muito além da nossa sobrevivência. Saber que existe vida em outros planetas pode ajudar a entender mais sobre a história do universo. Da mesma forma, descobrir vida inteligente em outros planetas pode ser uma forma de expandir nossos conhecimentos.

Além disso, perceber que os microrganismos sobrevivem nas condições do Planeta Vermelho ajuda na preparação de futuras viagens com seres humanos. Como sabemos, a existência é um mistério e a ciência busca desvendar alguns deles.

Outro fator importante para a busca por novas formas de vida é a condição do Planeta Terra. Os cientistas alertam, há anos, que a forma como lidamos com o planeta pode ter impacto direto no tempo de vida e recursos que aqui existem. Portanto, a busca por outras vidas fora da Terra é um plano B, caso a humanidade não mude seus hábitos.

Fique por dentro das últimas novidades sobre ciência, tecnologia e outros assuntos com a gente. Aqui, no Engenharia Hoje, trazemos as melhores, mais atualizadas e relevantes informações para o seu dia.


Foto em destaque: Foto/Reprodução: Internet.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo