Notícias

NASA descobre pela primeira vez moléculas de matéria orgânica em Marte com o rover Curiosity

A NASA descobriu moléculas de matéria orgânica em Marte utilizando o rover Curiosity, segundo um novo paper publicado pelos cientistas da agência espacial.

Siga-nos no Instagram

As moléculas foram descobertas por “acidente”, após o rover coletar uma amostra de solo na Cordilheira Vera Ridge, em que ocorreu um problema de funcionamento.

Ao invés de largar o material em um recipiente vazio, o Curiosity largou a amostra em um tubo cheio de reagentes químicos, onde ao analisar as moléculas liberadas, descobriram um material orgânico inédito.

Descobrir moléculas de matéria orgânica não era o principal objetivo do Curiosity

Apesar da descoberta, o principal objetivo da equipe era encontrar assinaturas biológicas através do rover, de acordo com a pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Voo Goddard, Maëva Millan.

A missão do Curiosity de seguir coletando amostras de solo continua, onde em seu processo normal, ele coleta amostras com seu braço robótico e o deposita em um recipiente específico.

Ao todo, o rover conta com 94 recipientes de amostras em sua “barriga”, onde apenas nove contam com reagentes químicos pré-armazenados.

Segundo Millan, o “acidente” foi um sucesso, uma vez que a equipe não esperava que a amostra fosse rica em qualquer material orgânico.

A baixa expectativa de encontrar material orgânico se dá devido a radiação solar e raios cósmicos, que torna o planeta com aspecto de deserto.

Futuro da descoberta

Foram encontrados dois marcadores moleculares: o ácido benzóico e amônia, que podem ser indicativos de presença de assinaturas biológicas.

Segundo Millan, uma das coisas que a equipe está procurando na busca por moléculas orgânicas é a “compreensão da habitabilidade” do planeta no passado.

Essa compreensão se dá através dos indicadores biológicos, e por isso será necessário identificar as origens das estruturas moleculares parentais encontradas.

Para a cientista, após encontrar essa origem tão esperada pela equipe, será possível dizer de onde tudo se originou:

 “Neste momento, com todas as moléculas que já encontramos em Marte, podemos formular uma hipótese de que elas vêm de algum processo geológico”.

Maëva Millan

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo