Tecnologia

Hyundai apresenta novo “trem” movido a hidrogênio para mobilidade urbana

A Hyundai apresentou recentemente um novo “trem” movido a hidrogênio, chamado de “Veículo Leve sobre Trilhos” ou por sua sigla, VLT.

Siga-nos no Instagram

A divisão Rotem da montadora pretende colocar essa tecnologia para rodar em alguns continentes, como a Europa e na Ásia até 2024.

O governo sul-coreano deverá contribuir com 28,2 bilhões de wons (cerca de R$ 130 milhões), apesar do valor total para tirar o projeto do papel ser de 42,2 bilhões de wons.

As informações foram anunciadas pelo Ministério do Comércio, Indústria e Energia do país e confirmadas por um porta-voz do órgão.

Novo “trem” movido a hidrogênio deverá acelerar comercialização do combustível

Hyundai apresenta VLT movido a hidrogênio

Segundo o representante do governo local, apesar do país ser líder mundial em tecnologia automotiva de hidrogênio, a transição para o combustível em outras áreas está relativamente lenta.

Como resultado, com o novo projeto, a aceleração da comercialização de hidrogênio em todas áreas de transporte deverá ocorrer.

A Hyundai deverá colocar a tecnologia projetada para carros como o Nexo nos VLTs, a fim de atender às expectativas do governo sul-coreano.

Foi divulgado que o VLT deverá ter uma potência de 380 kW, o equivalentte a quatro células de combustível de automóveis Nexo.

As células de combustível originais devem ter a altura reduzida, para a montagem no teto do bonde elétrico, além de outros componentes.

Diversos componentes devem ser desenvolvidos através de parceiros do projeto, como o caso de tubos flexíveis de alta pressão, que conectam vários tanques de armazenamento de hidrogênio montados no teto.

Futuro do projeto

Inicialmente, no ano que vem (2022), será iniciada a produção dos subsistemas de hidrogênio e postos de abastecimento. Já no ano seguinte (2023), haverá a conclusão de um bonde VLT protótipo.

Segundo a montadora, a produção em massa dos “trens” deverá ocorrer em 2024, para que então possam rodar na Ásia e em alguns países da Europa.

Segundo o ministério local, algumas cidades que estão sendo consideradas para testar esse novo meio de transporte são Ulsan e Dongtan.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Railway Gazette

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo