Notícias

NASA pode ter encontrado o primeiro planeta que está fora da nossa galáxia

Um telescópio da National Aeronautics and Space Administration (NASA), agência espacial americana, pode ter encontrado o primeiro planeta que está fora da nossa galáxia.

Siga-nos no Instagram

O estudo foi publicado no Nature Astronomy, em que deixa claro que todo exoplaneta ou possível exoplaneta já encontrado estava na Via Láctea, a menos de 3.000 anos-luz da Terra.

O primeiro planeta que está fora da nossa galáxia pode ter sido encontrado na M51 (Galáxia Whirlpool), a aproximadamente 28 milhões de anos-luz de distância.

Primeiro planeta que está fora da nossa galáxia foi identificado com outra técnica

 Galáxia “M51” com raios X do observatório e luz óptica do telescópio espacial Hubble da Nasa, marcação identifica o possível planeta

A técnica utilizada até então para identificar exoplanetas próximos à Terra envolvia a observação de pequenos flashes de luz, que ocorrem quando planetas passam na frente de sua estrela.

Os cientistas analisam então as características desse feixe de luz, identificando detalhes como proximidade com o Sol e o tamanho desses planetas.

Já na identificação desse exoplaneta, os pesquisadores identificaram quedas no brilho dos flashes de luz, conforme os planetas passam na frente.

Foi utilizado o Observatório de Raios X Chandra, da NASA, a fim de detectar o escurecimento dos raios-x de um “binário de raios-x”.

Esse sistema em que uma estrela semelhante ao Sol está em órbita ao redor de uma estrela de nêutrons ou ao redor de um buraco negro.

Quando um planeta se move na frente dessa região brilhante, há o bloqueio de alguns ou todos raios-x da Terra, havendo então a queda dos flashes de luz.

Já o planeta potencial encontrado gira em torno de um sistema binário chamado de M51-ULS-1. Lembrando que um sistema binário é um sistema composto de dois corpos celestes que orbitam em torno de um centro de massa comum, ligados gravitacionalmente entre si que, quando observadores, aparentam ser apenas um.

Exoplaneta seria do tamanho de Saturno

Quando observavam o sistema, os pesquisadores puderam ver as emissões de raios-x cair a zero, sugerindo que o tamanho do planeta seria similar ao de Saturno.

Entretanto, ele orbita sua estrela de neutros ou buraco negro a duas vezes a distância que Saturno faz do nosso Sol.

Até o momento, os pesquisadores não confirmam se o candidato é realmente o primeiro planeta que está fora da nossa galáxia ou não.

Os dados para que o planeta cruze a frente de seu parceiro binário novamente devem levar aproximadamente 70 anos, ou seja, o escurecimento não irá acontecer tão cedo.


Fonte: Exame

Imagem em destaque: Foto/Reprodução kjpargeter

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo