Notícias

Volkswagen investe R$ 14 bi para que a Kombi elétrica seja o melhor carro autônomo do mundo

O Grupo Volkswagen anunciou o investimento de 1,9 bilhão de Libras (cerca de R$ 14 bilhões) para que a Kombi elétrica seja o “melhor carro autônomo do mundo”.

Siga-nos no Instagram

O investimento foi na startup Argo AI, especializada em veículos autônomos, que deverá criar a tecnologia para a nova kombi elétrica da montadora, chamada de “ID. BUZZ”.

O modelo teve seu lançamento confirmado para o próximo ano (2022), porém o veículo deverá se “dirigir” sozinho até o ano de 2025.

Quando lançada, deverá ter uma funcionalidade autônoma de Nível 3, em que um motorista humano pode assumir o controle. Em seguida, por volta de 2030, é esperado que haja uma atualização da nova kombi elétrica para o Nível 4.

O melhor “carro autônomo do mundo” já está em fase de testes

Segundo a Volkswagen, nos próximos quatro anos deverá ser iniciado um esquema de compartilhamento de caronas com os veículos ID. BUZZ, já equipados com direção autônoma.

A marca afirma que a kombi deverá ser a precursora de uma gama de EVs autônomos comercialmente oferecidos, e por isso já está em fase de testes.

Os testes estão sendo realizados em uma pista dedicada em Munique, na Alemanha, e deverão ser levados para vias públicas em toda a cidade em breve.

Esse movimento será administrado pela divisão de mobilidade da Volkswagen, chamada Moia, que também opera um serviço de compartilhamento de caronas usando um micro-ônibus elétrico personalizado.

Entre os testes realizados que já foram flagrados, está uma versão de protótipo do modelo que foi exibida no mês passado, onde foi possível ver o veículo com uma série de sensores montados em seu teto.

No teto, estaria o sensor LiDAR, que é tratado como o de maior alcance em operação, capaz de identificar perigos complexos, como carros pretos foscos em até 400 metros.

Além disso, a kombi apareceu praticamente completa, contando já com seu para-choques de produção, espelhos, luzes, portas, seu ponto de carregamento, além de seu interior.

De acordo com o CEO da montadora, Herbert Diess, a Volkswagen está buscando a maior complexidade possível nos testes que estão sendo realizados.

Compartilhamento autônomo

Já o fundador e CEO da Argo AI, Bryan Salesky, informou que o compartilhamento autônomo de caronas que será utilizado pela kombi deverá ter maior interesse nas cidades.

Além disso, Salesky também observou que o desenvolvimento do sistema deverá permitir, eventualmente, que ele também seja usado por empresas de entrega nas cidades e em serviços de transporte de passageiros.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Twitter

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo