Notícias

Pesquisadores encontram embrião de dinossauro com mais de 65 milhões de anos dentro de ovo

Pesquisadores da Universidade de Birmingham e da Universidade de Geociências da China, em Pequim, encontraram um embrião de dinossauro com mais de 65 milhões de anos.

Siga-nos no Instagram

O embrião foi encontrado dentro de um ovo de dinossauro fossilizado, achado em rochas do Cretáceo Superior, em Ganzhou, no sul da China.

O ovo pertence ao terópode desdentado (oviraptorossauro), sendo um dos embriões mais completos já encontrados de dinossauro.

Um artigo foi publicado na edição da última terça-feira (21), na revista científica iScience, e revelou que o embrião foi apelidado de “Baby Yingliang”, que foi identificado com base em seu crânio profundo e arcada sem dentes.

 

Embrião de dinossauro tem entre 72 e 66 milhões de anos

 

Além das universidades citadas anteriormente, a equipe de pesquisa também contou com especialistas de diversas instituições, entre elas:

  • Chinesas;
  • Britânicas;
  • Canadenses.

De acordo com a professora e coautora do estudo, Lida Xing, da Universidade de Geociências da China, o embrião foi adquirido por volta de 2000.

O diretor do Grupo Yingliang, Liang Liu, adquiriu como um fóssil de ovos suspeitos e, somente durante a construção do Museu de História Natural de Yingliang (em 2010), que a equipe do museu selecionou o armazenamento e descobriu os espécimes.

Eles foram identificados como fósseis de ovos de dinossauro e a preparação de fósseis foi conduzida e, com o decorrer do tempo, foi revelado o embrião escondido dentro do ovo.

Atualmente, a criatura está abrigada no Museu de História Natural de Yingliang, dentro de um ovo elongatoolitídeo com 17 cm de comprimento. O embrião, por sua vez, tem uma estimativa de 27 cm de comprimento da cabeça à cauda.

Descobertas realizadas durante o estudo

 

Uma das principais descobertas foi a postura do embrião, que sugere que esses dinossauros desenvolveram posturas de pássaros perto da eclosão, semelhantes a de fetos de pássaros modernos.

A cabeça do embrião está posicionada abaixo do corpo, com um pé de cada lado, enquanto suas costas estão curvadas ao longo da extremidade cega do ovo.

Essa postura é semelhante à de pássaros modernos, que segundo os cientistas, tem essa postura relacionado à “dobra”, um comportamento controlado pelo sistema nervoso central e fundamental para o sucesso da incubação.

Após estudarem o ovo e o embrião, a conclusão dos cientistas é que esse comportamento pré-eclosão pode ter se originado entre terópodes não-aviários.

A conclusão ocorreu após comparar o bebê Yingliang com embriões de outros terópodes, dinossauros saurópodes de pescoço longo e pássaros.

Assim, a “dobra” que era exclusiva dos pássaros, evoluiu pela primeira vez em dinossauros terópodes há dezenas ou centenas de milhões de anos.

Veja o embrião do Baby Yingliang, o bebê dinossauro achado na China - Gizmodo Brasil

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Latestly

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo