Notícias

Avião supersônico faz história com voo inaugural nos EUA

Avião supersônico faz história com voo inaugural nos EUA

Siga-nos no Instagram

A Boom Supersonic, uma empresa pioneira em tecnologia de aviação, celebrou um momento histórico com o primeiro voo bem-sucedido do XB-1. Esse evento marcou o início de uma nova fase para a aviação, prometendo tornar o mundo mais próximo através de viagens aéreas supersônicas.

A missão foi liderada pelo experiente piloto de testes Bill Shoemaker, com a aeronave decolando e pousando em Mojave, Califórnia, o mesmo local onde o primeiro avião supersônico, o Bell XB-1, voou em 1947.

Um protótipo para o futuro

O XB-1 não é apenas um avião, mas um protótipo para o Overture, que promete ser uma revolução no transporte aéreo supersônico, capaz de transportar entre 64 a 80 pessoas, incluindo passageiros e tripulantes.

De acordo com Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic, o sucesso do voo inaugural do XB-1 é um passo importante para tornar as viagens supersônicas uma realidade acessível ao público em geral.

Além da velocidade

No voo inaugural, o XB-1 alcançou uma altitude de 7.160 pés (cerca de 2.200 metros) e uma velocidade de 440 km/h. Embora essa velocidade esteja abaixo do objetivo final para voos comerciais supersônicos, que é atingir entre 1.200 e 1.800 km/h, representa um avanço significativo.

Com a velocidade almejada, a Boom Supersonic espera cortar pela metade o tempo de voo em rotas internacionais, transformando viagens de várias horas em experiências muito mais rápidas. Por exemplo, o trajeto de Atlanta a Madri poderia ser reduzido para apenas 4 horas e 35 minutos, e de Miami a Santiago para 4 horas e 40 minutos.

Uma nova era para os céus

Com previsão de estar pronto entre 2027 e 2030, o avião supersônico Overture é visto como o sucessor espiritual do Concorde, prometendo revolucionar a maneira como viajamos pelo mundo.

A iniciativa da Boom Supersonic pode significar viagens mais rápidas e eficientes para milhões de passageiros, reduzindo significativamente o tempo de voo em rotas internacionais.

Leia mais:

Fonte: canaltech

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo