Sustentabilidade

Volkswagen está produzindo e testando caminhões elétricos no Brasil

Alguns caminhões elétricos da Volkswagen Caminhão e Ônibus (VWCO) já estão sendo produzidos e também testados no Brasil, mais especificamente em Resende, no interior do Rio de Janeiro (RJ).

O início da produção da fase de experimentos foi anunciada no dia 18 de agosto do ano passado, época em que alguns caminhões já estavam sendo testados na distribuição de bebidas em São Paulo.

No entanto, as primeiras unidades fabricadas não serão comercializadas, pois serão utilizadas para treinar integrantes do consórcio modular.

O consórcio modular é um parque de fornecedores, que também fica dentro da fábrica criada em Resende.

Laboratório criado pela Volkswagen para ajustes antes da implantação

A marca também criou um laboratório para que seus funcionários sejam treinados e também todos processos sejam devidamente ajustados, antes da implantação da linha de produção.

Os funcionárias da produção são treinados para demandas específicas da propulsão elétrica, por exemplo, como a montagem da bateria e o comissionamento (primeira energização do veículo elétrico).

Durante o comissionamento, existem diversos procedimentos específicos, visto que as tensões são superiores a 600V.

As primeiras unidades dos caminhões elétricos já estão sendo montadas nas fábricas, sendo que todos testes no campo de provas são realizados em laboratórios distribuídos em todo país.

Produção em série dos caminhões elétricos deverá iniciar em breve

Segundo a Volkswagen, a produção em série dos caminhões elétricos deverá começar ainda neste ano de 2021.

A Ambev havia realizado um pedido de 1.600 unidades dos caminhões elétricos ainda em 2018, a fim de eletrificar sua frota de caminhões de entregas até 2023.

De acordo com Roberto Cortes, o atual presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, assim como há 25 anos, quando houve outro processo produtivo em uma linha experimental em Resende, estão consolidando novamente o know-how da empresa na manufatura de veículos elétricos.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Internet

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo