Tecnologia

Gata ganha patas impressas em 3D, confira!

Patas impressas em 3D já são uma realidade, e uma gata já recebeu o implante e se movimenta normalmente.

O fato ocorreu em uma clínica na Sibéria, após uma gata chamada Dymka (névoa, em russo), perder as suas quatro patas por conta de uma nevasca em Novokuznetsk, Sibéria.

Sobre a Dymka

A felina tem quatro anos, e foi encontrada por um motorista em dezembro/2018 em meio a nevasca.

Por conta do frio, a gata sofreu diversas queimaduras não só nas patas, como também queimaduras em suas orelhas e em sua cauda.

Por conta disso, o veterinário responsável pelo caso de Dymka, Sergei Gorshkow, foi obrigado a amputar as extremidades com queimaduras.

As patas impressas em 3D de Dymka

As novas patas de Dymka provindas da impressão 3D são de titânio, e atualmente ela pode tanto andar quanto correr, além de ser capaz de subir escadas também.

Os membros foram implantados cirurgicamente, e as próteses foram criadas pelo veterinário Sergei Gorshkow e dos pesquisadores da Universidade Politécnica de Tomsk, também localizada na Rússia.

Os pesquisadores não só aplicaram o revestimento, feitas a partir fosfato de cálcio, como também o desenvolveram para contar com o auxílio na hora de montar os implantes de titânio.

Para desenvolver os implantes, foram utilizadas algumas tomografias computadorizadas das pernas de Dymka, para a modelagem fosse feita corretamente (sob medida) e posteriormente impressa.

Primeiramente foram implantadas as patas dianteiras, e a fim de garantir a adaptação da felina, as patas traseiras receberam a prótese após algum tempo.

Os implantes foram inseridos e fundidos nos ossos da perna da gata, também minimizando o risco de infecção após a cirurgia. 

Vídeo de Dymka

O vídeo de Dymka foi compartilhado pela clínica veterinária que realizou o procedimento no dia 10 de dezembro de 2019.

Em seguida, confira o vídeo original:

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo