Tecnologia

IBM vendeu primeiro computador quântico para clínica americana

A IBM (International Business Machines) anunciou nesta terça-feira (30) que irá instalar um computador quântico pela primeira vez fora de seus laboratórios.

De acordo com o anúncio, o computador será instalado na Cleveland Clinic, em Cleveland, nos Estados Unidos.

A Cleveland Clinic já é uma parceira da IBM há mais de dez anos, tendo utilizado os serviços de inteligência artificial e também de nuvem híbrida.

A tecnologia ajudará em tarefas cotidianas

O diretor da IBM Quantum Network, dr. Anthony J. Annunziata, informou que é um momento crítico para a empresa, visto que na inclusão física de um computador quântico, é preciso entender quais são as tarefas mais adequadas para cálculos quânticos.

Apesar da tecnologia estar em fase inicial, ela ainda deverá ser útil em tarefas do dia a dia, e por isso a clínica que irá receber o computador também irá ter um sistema quântico inteiramente costumizado.

Esse sistema também deverá ser, aos poucos, integrados à toda infraestrutura existente no local.

Segundo o diretor Annunziata, a vantagem será em descobrir como a Quantum poderá resolver os problemas realmente difíceis e acelerar a aplicação da Inteligência Artificial.

Computador quântico da IBM deverá impulsionar avanços clínicos

O computador feito a partir de tecnologia quântica da IBM, batizado de Discovery Accelerator, tem como objetivo impulsionar os avanços clínicos na ciência.

Entre as principais ferramentas da tecnologia, a principal será explorar a riqueza de danos da Cleveland Clinic.

De acordo com um comunicado à imprensa, a máquina será capaz de explorar também informações “genômica, transcriptômica de célula única, saúde da população, aplicações clínicas e descoberta de produtos químicos e medicamentos”.

Lembrando que esse será o primeiro computador quântico vendido pela empresa, que é a maior empresa na área de Tecnologia de Informação do mundo.

Até então, a International Business Machines somente produzia seus computadores quânticos em seus próprios laboratórios.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Exame

Fonte: Tecmundo

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo