Notícias

Entenda como a explosão do vulcão Tonga foi capaz de deixar o céu vermelho aqui no Brasil

A explosão do vulcão Tonga foi capaz de deixar o céu vermelho em algumas regiões do Brasil, como foi o caso de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e mais alguns estados. 

Siga-nos no Instagram

A erupção ocorreu no último dia 15, e a sua poluição foi a responsável pelos céus avermelhados, que ocorreu a 13 mil km de distância no Pacífico Sul. 

Os efeitos dessa erupção e sua poluição ainda devem ser notados nos próximos dias, quando o Sol ainda estiver baixo no horizonte (seja de manhã ou à tarde). 

De acordo com o Climatempo, esse céu avermelhado deverá persistir por mais alguns dias, sendo possível ver esse “fenômeno” em diversos estados brasileiros, onde diversas pessoas estão registrando imagens: 

Explosão do vulcão Tonga e o céu vermelho 

 

Algumas pessoas acreditavam que a razão para o céu estar “vermelho”e/ou “rosa” era devida as altas temperaturas registradas em diversos estados do Brasil. 

No entanto, a razão foi a erupção do vulcão, uma vez que a nuvem percorreu aproximadamente 13 mil km do Pacífico Sul até a costa do Brasil, gerando esse evento chamativo. 

O céu fica dessa cor por conta das partículas da nuvem vulcânica que refletem a luz do Sol, quando ele está baixo no horizonte, em tons avermelhados. Assim, é possível observar tanto pela manhã (antes do raiar do sol) ou no fim da tarde, após o sol se pôr. 

Entretanto, alguns relatos em redes sociais, como no Twitter, observaram o céu vermelho ainda na madrugada, por volta das 4h30: 

Mais registros que ocorreram nas redes sociais

 

Outras pessoas registraram suas fotos e vídeos do fenômeno que ocorreu no meio deste mês, que causou grandes estragos, como a fumaça que chegou até a estratosfera e suas cinzas e gases vão continuar circulando por semanas ou até meses.

 

Fonte: Canaltech e Twitter 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Twitter 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo