Notícias

Novas luas são descobertas em Urano e Netuno

Novas luas são descobertas em Urano e Netuno
Imagem: University of Oxford / Reprodução

O universo acaba de se tornar um pouco mais interessante com a descoberta de novas luas orbitando Urano e Netuno. Cientistas, empregando tecnologias de ponta em telescópios e processamento de imagens, trouxeram à luz satélites até então invisíveis, marcando a primeira descoberta de uma lua em Urano em duas décadas e adicionando novos membros à família lunar de Netuno.

Siga-nos no Instagram

Detalhes das recentes descobertas

A equipe de astrônomos da Carnegie Science conseguiu identificar uma nova lua ao redor de Urano, batizada provisoriamente de S/2023 U1. Este pequeno satélite, com apenas 8 quilômetros de diâmetro, completa sua órbita em 680 dias. Ele se junta ao grupo já conhecido de 27 luas uranianas, que tradicionalmente recebem nomes inspirados nas obras de Shakespeare.

Netuno, por outro lado, teve confirmadas mais duas luas, sendo uma delas observada inicialmente em 2002 e a outra descoberta mais recentemente, em 2021. Esses novos satélites, denominados S/2002 N5 e S/2021 N1, possuem diâmetros de 23 e 14 quilômetros e completam suas órbitas em nove e 27 anos, respectivamente. Prevê-se que serão nomeadas em homenagem às Nereidas, figuras mitológicas gregas associadas ao mar.

Implicações científicas

Estas descobertas não apenas aumentam o número de luas conhecidas nos dois planetas mas também sugerem uma uniformidade na disposição dos satélites dos gigantes gasosos do nosso Sistema Solar – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

“Mesmo Urano, que está inclinado de lado, tem uma população lunar semelhante à de outros planetas gigantes que orbitam o nosso Sol”, explicou Scott S. Sheppard, da Carnegie Science.

“E Netuno, que provavelmente capturou o distante Tritão do Cinturão de Kuiper – um corpo rico em gelo maior que Plutão -, um evento que poderia ter perturbado seu sistema lunar, tem luas externas que parecem semelhantes às de seus vizinhos”, completou Sheppard.

 

Leia mais:

 

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo