Notícias

Perseverance gravou sons de suas viagens em Marte

O quinto rover da Nasa (Agência Espacial Norte Americana) capturou sons do Planeta Vermelho, enquanto realizava um de seus passeios pela superfície. 

Desde sua aterrissagem, no dia 18 de fevereiro deste ano, o robô Perseverance tem disponibilizado uma nova e surpreendente maneira de explorar Marte. 

Assim, uma de suas viagens na cratera de Jezero, permitiu a gravação de sons, por meio dos microfones acoplados. Com o intuito de levar essa experiência ao público, a Nasa disponibilizou dois áudios resultantes do passeio de 27,3 m do Perseverance.

Perseverance gravou sons

No dia 7 de março, o microfone desenvolvido para entrada, descida e pouso, gravou os sons marcianos.

Segundo os estudiosos, o som presente em um áudio de 16 minutos, pode resultar da interferência eletromagnética ou da movimentação do Perseverance pela superfície rochosa. 

Até porque são 6 rodas de suspensão feitas de metal, que fazem ruídos durante a mobilidade do rover.

Então, quando o robô se move pela cratera, há a produção de um ruído agudo, ainda analisado pelos pesquisadores.

Nesse sentido, os sons gravados são muito importantes para a exploração do planeta. Cuja finalidade é buscar vestígios de vida em Marte.

Com efeito, os áudios foram liberados para o público no dia 17 de março. Sendo que você pode ouvir a versão estendida de 16 minutos ou a simplificada e filtrada de 90 segundos! Aliás, os dois estão disponíveis aqui.

Antes, o segundo microfone, que compõe o SuperCam do braço robótico, já tinha gravado sons. Justamente os inesquecíveis sons do laser do rover quebrando as rochas e o sopro do vento em Marte, incorporados em uma música. 

A missão 

Dessa forma, a missão do rover está longe de acabar. Pois ainda está marcada para os próximos dias marcianos, uma série com 5 voos do helicóptero do Perseverance, o Ingenuity. 

O primeiro está previsto para o dia 08 de abril. E nessa semana, o robô, que está buscando um local adequado para a decolagem, lançou um escudo de proteção do Ingenuity.  


Por fim, os próximos meses garantem grandes emoções! Enquanto isso, não deixe de conferir os sons que o Perseverance gravou e as imagens dos redemoinhos de Marte.

Gravação completa no SoundCloud

Imagem e áudios: Divulgação Nasa

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo