Notícias

Perseverance gravou sons de suas viagens em Marte

O quinto rover da Nasa (Agência Espacial Norte Americana) capturou sons do Planeta Vermelho, enquanto realizava um de seus passeios pela superfície. 

Siga-nos no Instagram

Desde sua aterrissagem, no dia 18 de fevereiro deste ano, o robô Perseverance tem disponibilizado uma nova e surpreendente maneira de explorar Marte. 

Assim, uma de suas viagens na cratera de Jezero, permitiu a gravação de sons, por meio dos microfones acoplados. Com o intuito de levar essa experiência ao público, a Nasa disponibilizou dois áudios resultantes do passeio de 27,3 m do Perseverance.

Perseverance gravou sons

No dia 7 de março, o microfone desenvolvido para entrada, descida e pouso, gravou os sons marcianos.

Segundo os estudiosos, o som presente em um áudio de 16 minutos, pode resultar da interferência eletromagnética ou da movimentação do Perseverance pela superfície rochosa. 

Até porque são 6 rodas de suspensão feitas de metal, que fazem ruídos durante a mobilidade do rover.

Então, quando o robô se move pela cratera, há a produção de um ruído agudo, ainda analisado pelos pesquisadores.

Nesse sentido, os sons gravados são muito importantes para a exploração do planeta. Cuja finalidade é buscar vestígios de vida em Marte.

Com efeito, os áudios foram liberados para o público no dia 17 de março. Sendo que você pode ouvir a versão estendida de 16 minutos ou a simplificada e filtrada de 90 segundos! Aliás, os dois estão disponíveis aqui.

Antes, o segundo microfone, que compõe o SuperCam do braço robótico, já tinha gravado sons. Justamente os inesquecíveis sons do laser do rover quebrando as rochas e o sopro do vento em Marte, incorporados em uma música. 

A missão 

Dessa forma, a missão do rover está longe de acabar. Pois ainda está marcada para os próximos dias marcianos, uma série com 5 voos do helicóptero do Perseverance, o Ingenuity. 

O primeiro está previsto para o dia 08 de abril. E nessa semana, o robô, que está buscando um local adequado para a decolagem, lançou um escudo de proteção do Ingenuity.  


Por fim, os próximos meses garantem grandes emoções! Enquanto isso, não deixe de conferir os sons que o Perseverance gravou e as imagens dos redemoinhos de Marte.

Gravação completa no SoundCloud

Imagem e áudios: Divulgação Nasa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo