Notícias

Pesquisadores descobriram arena de gladiadores na Turquia de 1.800 anos

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Adnan Menderes descobriram uma arena de gladiadores de 1.800.

Siga-nos no Instagram

A arena foi encontrada pelos pesquisadores nas colinas da antiga cidade chamada Mastaura, que fica localizada no oeste da Turquia, durante uma expedição arqueológica em Mastaura, autorizada pelo Ministério da Cultura e Turismo do país, em 2020.

O local está parcialmente enterrado em um bosque, porém apresenta um bom estado de conservação, e é coberto por arbustos e árvores selvagens.

De acordo com Sedat Akkurnaz, arqueólogo da Universidade, foi preciso realizar uma limpeza na área, a fim de conseguir estudá-la melhor.

Arena de gladiadores é descrita como “réplica” do Coliseu

A principal característica encontrada em seu exterior foi o estilo circular, similar ao que eram utilizados por romanos, assim como o Coliseu.

Apesar de ser inspirado no Coliseu, a arena da Turquia é relativamente menor que a obra romana:

ALTURADIÂMETRO DA ARENA CENTRALCAPACIDADE DE PESSOAS
COLISEU48m87 m x 55 m65 mil
ARENA DE GLADIADORES25m40 m x 30 m15 a 20 mil

Além disso, o Coliseu também foi construído em 70 d.C., enquanto a arena descoberta foi inaugurada por volta de 200 d.C, durante da Dinastia Severa.

Estrutura sólida

Enquanto os pesquisadores limpavam o local, a parte da estrutura que está enterrada no bosque chamou a atenção por sua solidez.

De acordo com Mehmet Umut Tuncer, diretor de Cultura e Turismo local, é como se aquela parte tivesse acabado de ser construída.

Nas áreas acima há ainda fileiras de assento para o público, e é possível notar tanto a arena de luta quanto as paredes que formam a área externa.

Ao estudar mais sobre o local, os pesquisadores encontraram uma “sala de entretenimento particular”, onde os espectadores com algum tipo de privilégio deveriam assistir as lutas.

O local encontrado também conta com um espaço de salas de espera para os gladiadores, enquanto esperavam por sua luta no local.

Apesar de uma construção de tamanho médio para a época, a arena deveria ser uma das atrações turísticas da região, com suas lutas entre gladiadores e entre animais selvagens.

Os moradores próximo à cidade deveriam ser atraídos, como os residentes de Priene, Anatólia Ocidental de Afrodisias, Mileto, Magnésia e Éfeso.

Futuro do estudo

Agora, será iniciado os trabalhos de conservação e preservação, ao corrigir problemas estruturais, como algumas rachaduras nas paredes e pedras de alvenaria caindo.

Também há o objetivo de realizar varreduras a laser da estrutura, a fim de criar uma imagem 3D do local.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Live Science

Fonte: Tecmundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo