Notícias

Reconhecimento de firma pela internet: confira como será

e-Not Assina possibilita que o cidadão faça uma assinatura virtual

O reconhecimento de firma é necessário em vários processos burocráticos. E, agora, ficou ainda mais fácil validar seus documentos com a opção digital de reconhecimento.

Siga-nos no Instagram

Nesse sentido, a vida do cidadão fica bem mais fácil, não precisando mais ir presencialmente em cartórios. Quer saber como essas novidades funcionam? Confira a seguir os detalhes.

Reconhecimento de firma pela internet

Com o lançamento da novidade no dia 7 de junho de 2022, agora é possível autenticar documentos de maneira digital. O sistema se chama e-Not Assina e partiu de um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Confira: Energia eólica gerada por turbinas em forma de tulipa, veja como funciona

Além do CNJ, o Colégio Notarial do Brasil/Conselho Federal (CNB/CF) também participou da criação da tecnologia. Portanto, o serviço digital tem o mesmo valor que o presencial.

Nesse sentido, o e-Not Assina possibilita que o cidadão faça uma assinatura virtual e já envie, seja para qual fim for. Dessa maneira, em compras, transferências de bens ou diversos processos burocráticos, a ferramenta pode ajudar.

Entretanto, vale lembrar que há um bom tempo, a autenticação de documentos digitais já era algo necessário. Dessa forma, em 2020, com o aumento do uso dos meios digitais, o projeto teve prioridade.

O serviço do e-Notariado, por exemplo, já possibilitava que dezenas serviços acontecessem de forma digital. Agora, o e-Not Assina vem, de fato, para melhorar ainda mais os serviços digitais.

Leia também: Fiat Fastback depois de pronto, veja como o carro vai ficar

Como usar a tecnologia?

Usar o e-Not é bem fácil, porém, você deve seguir alguns passos simples para que a validação dê certo. Em primeiro lugar, o sistema pede que se tenha um certificado digital notariado.

O próprio e-notariado já cria um para os cidadãos sem custo nenhum. Outro ponto importante, é que o certificado digital tem validade de 3 anos sendo preciso renová-lo ao fim desse tempo.

Em seguida, é só acessar a plataforma e-Not Assina e já usar os serviços disponíveis. Para mais informações, acesse o site oficial do e-notariado para conferir os detalhes do programa.

Confira: Offshore brasileiro, Brasil é lançador oficial nesse mercado

 

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo