Notícias

Cosmonautas fizeram spacewalk e irão receber novo módulo da ISS

Cosmonautas fizeram spacewalk de sete horas e 29 minutos de duração e devem receber um novo módulo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Siga-nos no Instagram

Os astronautas russos são Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, que atuam como engenheiros de voo da Expedição 65 na ISS e realizaram sua primeira caminhada espacial.

Cosmonautas fizeram spacewalk e realizaram ajustes em dispositivos

A caminhada iniciou às 2h53, no horário de Brasília, onde os astronautas abriram a escotilha para o módulo Poisk e saíram pela trava de ar.

Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov reposicionaram alguns itens de hardware e também foram responsáveis por substituir um painel regulador de fluxo de fluidos.

Logo após, a dupla desconectou todas ligações mecânicas da área externa entre o módulo Pirs e a Estação Espacial Internacional.

Os astronautas também o deixaram configurado para os procedimentos de desacoplamento e descarte, descartando então o painel antigo conforme planejado.

Além disso, os cosmonautas substituíram amostras de materiais científicos e biológicos na área externa dos módulos.

Foram desconectados cabos e equipamentos de telemetria entre os módulos Pirs e Zvezda, atualmente o principal do segmento russo da estação.

Por fim, às 10h12 no horário de Brasília, Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov retornaram para a trava de ar e selaram a escotilha, finalizando a caminhada espacial.

Remoção do módulo Pirs

A nave cargueira Progress 77 deverá remover o módulo Pirs em alguns meses, para então o módulo ser enviado em direção à Terra.

De acordo com informações da NASA, ambos serão queimados durante a reentrada na atmosfera da Terra em segurança, acima de uma região sobre o Oceano Pacífico.

Novas caminhadas espaciais

A ISS irá receber em julho o novo módulo Nauka, e os mesmos astronautas deverão realizar mais um spacewalk para instalar esse novo módulo.

Segundo a NASA, outras caminhadas espaciais também serão realizadas neste mês, durante o dia 16 e 20 de junho.

Os astronautas Shane Kimbrough (NASA) e Thomas Pesquet (ESA) irão continuar a instalação dos novos painéis solares no lado externo da ISS.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA/Reuters

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo