Notícias

Estudo da NASA afirma que teremos mais inundações até 2030 por conta da órbita da Lua

Um estudo da National Aeronautics and Space Administration (NASA) afirma que teremos mais inundações até 2030, por conta da oscilação na órbita da Lua.

Siga-nos no Instagram

A pesquisa foi publicada no Nature Climate Change, onde afirma que até a década de 2030, o número de inundações deve aumentar entre três e quatro vezes.

De acordo com a pesquisa realizada, é devido ao derretimento acelerado das partes geladas, causado pelo aquecimento global, que as inundações serão mais evidentes.

Como resultado, com o nível do mar subindo de forma crescente, a Lua poderá exercer ainda mais a sua influência nas marés.

Mais inundações até 2030 é quase inevitável

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos realizou um anúncio, onde informou que o mar já está apresentando recordes de elevação.

Do ano de 1880 até hoje, o nível do mar subiu aproximadamente 24 centímetros (cm) e até 2100, o nível aumentará entre 0,3 metros e 2,5m.

Essa diferença (0,3 m a 2,5 m), depende da nossa capacidade de gerenciar emissões de gases do efeito estufa. No entanto, também há a interferência da Lua.

A oscilação na órbita da Lua tem um período que é capaz de causar mais marés altas e menos marés baixas.

Segundo a agência espacial norte-americana, essa oscilação é responsável por inverter a chamada “influência lunar” nas marés, uma vez a cada 18,6 anos.

A previsão é que na década de 2030 o aquecimento global já terá aumentado o nível do mar em um nível em que as cheias de rios, inundações, transbordamentos de córregos e outros desastres deverão causar um grande problema.

“É o efeito cumulativo disso ao longo do tempo que trará o maior impacto. Se tivermos 10 a 15 inundações por mês, um negócio não poderá operar com o seu estacionamento submerso em água. As pessoas perderão empregos porque não conseguirão sair de casa. Fossas sépticas transbordarão dejetos e se tornarão um problema de saúde pública”

Phil Thompson, autor do estudo e professor na Universidade do Havaí

Em seu estudo, a NASA recomendou medidas de planejamento para a situação que deverá ocorrer, pois acredita que a situação beira o inevitável.

Segundo Ben Hamlington, outro autor da pesquisa e também cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da agência, é importante compreender que todos esses eventos poderão ocorrer de forma próxima.

Segundo Hamlington, podem ocorrer em um mês ou dois de proximadade, ou então poderá haver inundações mais severas na segunda metade de um ano, por exemplo.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução KRIVOSHEEV VITALY/SHUTTERSTOCK

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo