Sustentabilidade

Holanda já abastece 100% dos trens elétricos com energia eólica

A companhia de trem NS, da Holanda, anunciou que já abastece 100% dos trens elétricos com energia eólica desde 1de janeiro de 2017.

Como resultado, todos os trens de passageiros elétricos são alimentos de forma integral pelo vento, objetivo do governo desde 2015.

A data prevista para bater essa meta era inicialmente 2018, de acordo com o anúncio que foi realizado pelo governo da Holanda ainda no final de 2015.

Durante a primeira implantação do “programa de energia limpa”, ainda no ano de 2016, a empresa NS já conseguiu gerar 75% da energia necessária.

Já na segunda fase, foram alcançados os 100% planejados um ano antes da meta inicial que foi dada pelo governo holandês.

Trens elétricos com energia eólica é um projeto de parceria

O projeto foi fruto de uma parceria entre a companhia NS e a empresa de energia Eneco e deverá auxiliar na redução de carbono no setor de transportes nos Países Baixos.

A eletricidade que é utilizada para alimentar os trens da Holanda vem de parques eólicas não só da Holanda, como também de parques da Bélgica e da Finlândia.

As “fazendas eólicas” foram inauguradas antes do esperado, sendo um dos motivos pelos quais a meta foi atingida antes do esperado.

Atualmente, os trens utilizam cerca de 1,2 bilhão de kWh de eletricidade por ano, o equivalente a todo consumo dos moradores da capital da Holanda (aproximadamente 900.000 pessoas).

Expectativa do projeto para o futuro

Como a Holanda foi o primeiro país a conseguir esse feito, a expectativa é outros gestores de cidades também incorporem a energia limpa associada a projetos ferroviários.

“Acredito no crescimento ecológico, que a economia pode crescer sem prejudicar o meio ambiente. Como parceiros iguais, estamos ajudando uns aos outros com a sustentabilidade da mobilidade.”

Carola Wijdogen, diretora de Sustentabilidade Corporativa da NS

Fonte: Ciclo Vivo e Eneco

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Eneco/NS

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo